quinta-feira, 24 de setembro de 2026

'Absurdo': dizem consumidores sobre novos medidores de energia

Consumidores ouvidos pelo RealTime1, por meio do quadro #QueroSaber, relatam aumento do valor da conta de energia e criticam durante a empresa Amazonas Energia.
COMPARTILHE
medidores amazonas energia

A Amazonas Energia instalou novos medidores de energia em Manaus, e o assunto tem gerado debate entre a sociedade civil. Diante disso, o #QueroSaber, do RealTime1, questionou os leitores sobre o que acham dos novos medidores de energia e se a nova tecnologia vai melhorar o serviço no Amazonas?

Por meio de publicação na página do RealTime1 no Facebook, mais de 370 pessoas interagiram com o tema e, de forma unânime, acreditam que o serviço vai piorar e se tornar um grande problema para a população.

Veja a publicação e acompanhe os comentários:

Há quem avalie a instalação dos novos medidores como sendo uma insanidade, tendo em vista que o momento em que a sociedade vive, diante de uma pandemia e com muitos desempregados, muita gente vai deixar de pagar a conta de energia por não ter condições financeiras.

Entre os relatos há o de pessoas que classificam a instalação dos novos medidores como um desrespeito ao consumidor e que não vai haver melhorias para a população.

Teve gente que comentou que, após a instalação dos novos medidores, não consegue mais acompanhar o consumo no contador e deixou de pagar a conta por passar a ser um valor muito acima da média.

“Na minha casa trocaram o medidor e agora está vindo um absurdo o valor. Na minha opinião só piorou porque nem emprego tem para todos, então como pagar uma conta de luz que vem tão? Eu mesma não tenho condições de pagar essas contas, tanto que já vieram cortar minha luz”, desabafou a mulher.

Já outras avaliam que a Amazonas Energia é uma empresa que atua como uma máquina de fazer dinheiro na região. E houve também quem apontou que os novos medidores são fraudulentos.

“A população amazonense não aguenta mais este descaso em Manaus. Espero que as autoridades competentes mandem retirar estes medidores fraudulentos”, disparou um homem.

A TV RealTime1 também foi às ruas de Manaus para saber a opinião do público, que não foi diferente da opinião de quem também interagiu com o tema nas redes sociais. Assista:

Medidores irregulares

Em dois meses sob fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem), 30 medidores apresentaram irregularidades, como problemas no sistema que mede a exatidão do consumo.

Na ocasião, o Ipem disse que a Amazonas Energia está sujeita a pagar uma multa de R$ 5 milhões por conta das irregularidades nos medidores.

À imprensa, a Amazonas Energia informou que os consumidores que tiveram os medidores contabilizando a mais no valor da conta de energia vão ser ressarcidos. Conforme a empresa, o valor será descontado de próximas faturas.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

COMPARTILHE