fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

‘Corujinhas’ não vão reduzir acidentes de trânsito em Manaus, opinam leitores

Leitores do RealTime1 participaram do #QueroSaber e, em sua maioria, responderam que os equipamentos são mais uma forma de 'tirar dinheiro da população'.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

'Corujinhas' podem ser reinstaladas nas ruas de Manaus ainda este ano (Foto: Reprodução)

A notícia de que a gestão de David Almeida (Avante) cogita reimplantar o sistema de radar eletrônico, as famosas ‘corujinhas’, para controlar o limite de velocidade dos veículos que trafegam pelas ruas de Manaus não é bem vista pela maioria dos leitores do RealTime1 que, desde a última quinta-feira (9), participam da enquente #QueroSaber.

Uma das justificativas dadas pela administração municipal é o fato de que os radares inibiriam o excesso de velocidade, resultando assim na redução do número de acidentes de trânsito na cidade.

No entanto, leitores do RealTime1 que responderam ao #QueroSaber, em sua maioria, acham que a volta das ‘corujinhas’ é “mais uma forma de encher os cofres públicos”.

“Voltando às “corujinhas” vai aumentar a receita da prefeitura e das empresas que implantarem este sistema de arrecadação
Quanto a segurança no trânsito eu recomendaria melhorias na urbanização e sinalização das nossas vias”, sugeriu Laurivaldo Costa.

“Na realidade a maioria dos acidentes estão sendo causados por pessoas alcoolizadas, por isso acredito que a volta dos corujinhas só servirá pra arrecadar dinheiro”, completou Elder Silva.

‘Corujinhas’ ainda em estudo

O leitor Wellington Silva afirmou na postagem do #QueroSaber que “já tem várias [corujinhas] instaladas na cidade” e perguntou se os equipamentos já estavam monitorando o trânsito da cidade.

A resposta é “não”.

Ao RealTime1, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que o setor de engenharia do órgão está fazendo estudos acerca do assunto, mas ressaltou que realmente há “a necessidade de mecanismos que ajudem a reduzir a velocidade em pontos estratégicos da cidade”.

“Atualmente, o órgão realiza pesquisas volumétricas semanais para levantar as áreas com maior número de acidentes. O resultado destes estudos será apresentado à Prefeitura que definirá a melhor solução a ser adotada. Trata-se de um processo que está em trâmite, portanto, não há data definida para instalação de eventuais equipamentos”, informou o IMMU, ressaltando que, hoje, não há nenhum equipamento de fiscalização eletrônica instalado em Manaus.

A participação dos leitores do RealTime1 no #QueroSaber pode ser vista AQUI.

Também por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a Prefeitura informou que as 41 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade e que estão sendo confundidas com as ‘corujinhas’ são para o monitoramento dos serviços e demandas do município.

“Os equipamentos não possuem o objetivo de multar ou autuar condutores e pedestres, mas monitorar os locais definidos, para que a prefeitura possa agir de maneira mais célere e ordenada em diversas situações que possam ocorrer”, disse a Prefeitura, em nota.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021

Leite do Meu Filho: somente após ativar cadastro, produto é liberado

Alerta é da Prefeitura que aprovou 2.338 novas solicitações, mas, até ontem (22), apenas 300 pessoas compareceram às centrais para a ativação do cadastro.

23 de setembro de 2021

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021