fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

‘Corujinhas’ não vão reduzir acidentes de trânsito em Manaus, opinam leitores

Leitores do RealTime1 participaram do #QueroSaber e, em sua maioria, responderam que os equipamentos são mais uma forma de 'tirar dinheiro da população'.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

'Corujinhas' podem ser reinstaladas nas ruas de Manaus ainda este ano (Foto: Reprodução)

A notícia de que a gestão de David Almeida (Avante) cogita reimplantar o sistema de radar eletrônico, as famosas ‘corujinhas’, para controlar o limite de velocidade dos veículos que trafegam pelas ruas de Manaus não é bem vista pela maioria dos leitores do RealTime1 que, desde a última quinta-feira (9), participam da enquente #QueroSaber.

Uma das justificativas dadas pela administração municipal é o fato de que os radares inibiriam o excesso de velocidade, resultando assim na redução do número de acidentes de trânsito na cidade.

No entanto, leitores do RealTime1 que responderam ao #QueroSaber, em sua maioria, acham que a volta das ‘corujinhas’ é “mais uma forma de encher os cofres públicos”.

“Voltando às “corujinhas” vai aumentar a receita da prefeitura e das empresas que implantarem este sistema de arrecadação
Quanto a segurança no trânsito eu recomendaria melhorias na urbanização e sinalização das nossas vias”, sugeriu Laurivaldo Costa.

“Na realidade a maioria dos acidentes estão sendo causados por pessoas alcoolizadas, por isso acredito que a volta dos corujinhas só servirá pra arrecadar dinheiro”, completou Elder Silva.

‘Corujinhas’ ainda em estudo

O leitor Wellington Silva afirmou na postagem do #QueroSaber que “já tem várias [corujinhas] instaladas na cidade” e perguntou se os equipamentos já estavam monitorando o trânsito da cidade.

A resposta é “não”.

Ao RealTime1, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que o setor de engenharia do órgão está fazendo estudos acerca do assunto, mas ressaltou que realmente há “a necessidade de mecanismos que ajudem a reduzir a velocidade em pontos estratégicos da cidade”.

“Atualmente, o órgão realiza pesquisas volumétricas semanais para levantar as áreas com maior número de acidentes. O resultado destes estudos será apresentado à Prefeitura que definirá a melhor solução a ser adotada. Trata-se de um processo que está em trâmite, portanto, não há data definida para instalação de eventuais equipamentos”, informou o IMMU, ressaltando que, hoje, não há nenhum equipamento de fiscalização eletrônica instalado em Manaus.

A participação dos leitores do RealTime1 no #QueroSaber pode ser vista AQUI.

Também por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a Prefeitura informou que as 41 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade e que estão sendo confundidas com as ‘corujinhas’ são para o monitoramento dos serviços e demandas do município.

“Os equipamentos não possuem o objetivo de multar ou autuar condutores e pedestres, mas monitorar os locais definidos, para que a prefeitura possa agir de maneira mais célere e ordenada em diversas situações que possam ocorrer”, disse a Prefeitura, em nota.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022