fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

‘Corujinhas’ não vão reduzir acidentes de trânsito em Manaus, opinam leitores

Leitores do RealTime1 participaram do #QueroSaber e, em sua maioria, responderam que os equipamentos são mais uma forma de 'tirar dinheiro da população'.

14 de setembro de 2021

Compartilhe

'Corujinhas' podem ser reinstaladas nas ruas de Manaus ainda este ano (Foto: Reprodução)

A notícia de que a gestão de David Almeida (Avante) cogita reimplantar o sistema de radar eletrônico, as famosas ‘corujinhas’, para controlar o limite de velocidade dos veículos que trafegam pelas ruas de Manaus não é bem vista pela maioria dos leitores do RealTime1 que, desde a última quinta-feira (9), participam da enquente #QueroSaber.

Uma das justificativas dadas pela administração municipal é o fato de que os radares inibiriam o excesso de velocidade, resultando assim na redução do número de acidentes de trânsito na cidade.

No entanto, leitores do RealTime1 que responderam ao #QueroSaber, em sua maioria, acham que a volta das ‘corujinhas’ é “mais uma forma de encher os cofres públicos”.

“Voltando às “corujinhas” vai aumentar a receita da prefeitura e das empresas que implantarem este sistema de arrecadação
Quanto a segurança no trânsito eu recomendaria melhorias na urbanização e sinalização das nossas vias”, sugeriu Laurivaldo Costa.

“Na realidade a maioria dos acidentes estão sendo causados por pessoas alcoolizadas, por isso acredito que a volta dos corujinhas só servirá pra arrecadar dinheiro”, completou Elder Silva.

‘Corujinhas’ ainda em estudo

O leitor Wellington Silva afirmou na postagem do #QueroSaber que “já tem várias [corujinhas] instaladas na cidade” e perguntou se os equipamentos já estavam monitorando o trânsito da cidade.

A resposta é “não”.

Ao RealTime1, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que o setor de engenharia do órgão está fazendo estudos acerca do assunto, mas ressaltou que realmente há “a necessidade de mecanismos que ajudem a reduzir a velocidade em pontos estratégicos da cidade”.

“Atualmente, o órgão realiza pesquisas volumétricas semanais para levantar as áreas com maior número de acidentes. O resultado destes estudos será apresentado à Prefeitura que definirá a melhor solução a ser adotada. Trata-se de um processo que está em trâmite, portanto, não há data definida para instalação de eventuais equipamentos”, informou o IMMU, ressaltando que, hoje, não há nenhum equipamento de fiscalização eletrônica instalado em Manaus.

A participação dos leitores do RealTime1 no #QueroSaber pode ser vista AQUI.

Também por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a Prefeitura informou que as 41 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade e que estão sendo confundidas com as ‘corujinhas’ são para o monitoramento dos serviços e demandas do município.

“Os equipamentos não possuem o objetivo de multar ou autuar condutores e pedestres, mas monitorar os locais definidos, para que a prefeitura possa agir de maneira mais célere e ordenada em diversas situações que possam ocorrer”, disse a Prefeitura, em nota.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação infantil contra a Covid-19 ganha mais um ponto no Studio 5

Com a inclusão de mais um local para vacinar as crianças, os pais têm 5 pontos para levarem os filhos: Studio 5, Parque da Criança, Sesi, ViaNorte e Magdalena Arce Daou.

28 de janeiro de 2022

5 de fevereiro: bateria e feijoada para alavancar números da vacinação

Estratégia da campanha 'Pra sambar tem que vacinar', lançada hoje pelo Governo do Amazonas, vai levar as vacinas para a quadra de 8 escolas de samba do Grupo Especial.

28 de janeiro de 2022

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022