Manaus tem 65% da população vacinada contra a Covid-19, porém vive um aumento siginificativo no número de casos da doença e também de influenza (gripe) em janeiro deste ano.
(Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Diante de um surto de gripe em todo o Amazonas, com o aumento do número de casos de Influenza H3N2 em quase 200%, e ainda a crescente de casos confirmados de Covid-19 em decorrência da chegada da Ômicron, o #QueroSaber desta semana questionou leitores e telespectadores do RealTime1 com qual das duas doenças estariam mais preocupados no momento.
A maioria disse que, mesmo vacinada, ainda teme o contágio por uma ou até pelas duas doenças, caracterizada como Flurona.
As pessoas interagiram com o tema por meio de uma publicação no perfil do RealTime1 no Facebook. Confira:
Entre os comentários há o de pessoas que questionam outras pessoas que “não estão nem aí para a imunização contra a Covid-19 e a influenza (gripe)” e também há quem diga que “não adianta procurar culpados, pois centenas de pessoas deixaram de buscar unidades de saúde ou postos de vacinação e, agora, o resultado são filas gigantescas, sob chuva ou sol, e correndo o risco de ser mais um transmissor da Covid-19 ou da gripe”.
Mas teve quem também acredita que o “povo é desinformado ao fazer filas imensas para testagem de Covid-19” enquanto outros comentavam que estavam preocupados com os preços das coisas, que só aumentam, o desemprego e também com o presidente Bolsonaro, que foi alvo de críticas por negar vacinação para a população.
Além da interação do público com o tema em um post no Facebook, a TV RealTime1 também foi às ruas para saber a opinião do público. O resultado você confere no vídeo abaixo, assista:
Na capital Manaus, até esta terça-feira (18), aproximadamente 3,5 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas no público, sendo: 1,6 milhão, com primeira dose; 1,5 milhão, com segunda dose; 376 mil com dose de reforço, e quase 28 mil com dose única.
A cobertura vacinal já alcançou 65% da população de Manaus, que é estimada em 2.219.580 pessoas. O Amazonas já aplicou 5.701.565 doses de vacina contra Covid-19 até esta terça.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que, nos dois últimos meses, houve aumento de 186% dos casos de síndromes gripais registrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio de Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). De acordo com informações preliminares dos sistemas oficiais de informação, enquanto em novembro do ano passado, as unidades receberam 236 pessoas com sintomas gripais, em dezembro, foram 618.
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: