fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Ômicron assusta amazonenses: maioria opta por não ter Carnaval em 2022

Chegada da variante Ômicron no Brasil e o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas podem impor a ampliação do jejum do Carnaval, que não é realizado há quase dois anos.

3 de dezembro de 2021

Compartilhe

Carnaval 2017, Banda do Galo na avenida das Torres (Foto: Ricardo Oliveira/Semcom)

Com a chegada do fim do ano, as pessoas criam expectativas para aumentar a renda familiar, com as vendas do Natal e Réveillon, e também reunir pessoas queridas para comemorar a chegada do novo ano. Pegando carona nisso, cria-se uma expectativa grande em torno do Carnaval, período prolongado de comemorações.

No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, que ainda é predominante no mundo, os países ficam em alerta com os prejuízos à população, por conta do alto risco de contaminação pelo coronavírus em meio à aglomeração de pessoas que se formam em blocos e bandas de Carnaval e até nos desfiles das Escolas de Samba em todo o Brasil.

Em 2021, por conta do alto número de infectados pelo coronavírus, o Carnaval no Brasil foi cancelado. Em Manaus, não houve desfile de agremiações e nem blocos carnavalescos saíram às ruas da capital. O jejum da festa já dura quase dois anos, desde a última realização em fevereiro de 2020.

Para 2022, as agremiações em Manaus seguem a tendência de outras grandes agemiações brasileiras, como as localizadas no Rio de Janeiro e São Paulo, cidades onde os organizadores da maior festa a céu aberto aquecem os tamborins e seguem a todo vapor por mais uma realização da folia, prevista para ocorrer entre o fim de fevereiro e início de março do próximo ano.

No entanto, o evento corre grande risco de não ser realizado mais um vez.

Diversos profissionais da saúde e pesquisadores fazem o alerta sobre o aumento nos casos de Covid-19 em todo o Brasil nos últimos dias, principalmente diante da nova variante da Covid-19 descoberta na África, a Ômicron, que já possui cinco casos confirmados no Brasil.

O Amazonas, na última semana, voltou a registrar mais de 100 casos de Covid-19 após ter reduzido estes números entre setembro e outubro.

Maioria alerta sobre risco com realização do Carnaval

Sobre o assunto, o RealTime1 foi às ruas da cidade de Manaus com o quadro #QueroSaber em busca da opinião do público e também de seus leitores, por meio das redes sociais. A grande maioria acredita que não seja o momento ideal para a realização da festa em 2022, tendo em vista que a pandemia ainda é algo presente na vida dos brasileiros.

“Eu acho que, no momento, as coisas ainda estão difíceis para pensar em Carnaval, e acabou piorando um pouco mais por causa dessa variante [ômicron]”, destacou a estagiária Giesi Munhoz.

“Vai só piorar mais [a questão da pandemia]”, completou o mototaxista Rogério Pereira.

O autônomo Paulo Vitor relembrou as duas crises que o Amazonas enfrentou durante a pandemia no país e disse que, para evitar uma nova onda, é melhor evitar a festa.

“Estamos em uma pandemia ainda e não é momento. As pessoas que querem isso não pensam no próximo”, frisou a auxiliar administrativa Juliana Cabral.

Houve ainda quem citou os gastos que a festa envolve, indicando que o dinheiro poderia ser aplicado em outros segmentos, como o da assistência social.

Entre os que defendem a realização do Carnaval, há destaque para o avanço da vacinação. O professor João Luís chegou a falar que é “hipocrisia” liberar alguns eventos e barrar a Folia de Momo.

“Não sou eu que tenho que tomar essa decisão. Na verdade são os órgãos responsáveis. Pelo que está acontecendo, não deve ser realizado. Mas também não podemos ser hipócritas de liberar um [evento] e o outro não. As pessoas que tomam conta da internet se acham juízes e aí tomam decisão por ti e começam a massacrar qualquer um com opinião contrária”, disse.

Nas redes sociais do RealTime1, leitores também comentaram sobre o tema. O posicionamento unânime indica que não é o momento para a realização da festa e que é preciso evitar aglomerações. Clique aqui e confira.

Confira outras opiniões no vídeo abaixo:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022