fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

As 203 mil pessoas com vacina em atraso devem ou não ser penalizadas?

Só na capital do Amazonas, por exemplo, 11% das pessoas aptas à vacinação sequer buscaram um dos pontos de imunização; em atraso, são mais de 203 mil.

13 de outubro de 2021

Compartilhe

Só em Manaus são 1.785.793 pessoas aptas a tomarem a vacina contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

Só em Manaus são 1.785.793 pessoas aptas a tomarem a vacina contra a Covid-19, ou seja, têm idade igual a superior a 12 anos. No entanto, além dos 11% que sequer procuraram os postos de vacinação nestes quase nove meses de campanha de imunização, há mais de 203 mil pessoas com o esquema vacinal em atraso, o que pode prejudicar a eficácia dos imunizantes.

O número de faltosos foi repassado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última quinta-feira (7), que ainda destrinchou o número pela tipologia do imunizante: CoronaVac, 64.957 pessoas com a segunda dose em atraso; AstraZeneca, são 65.509 com a vacinação atrasada; e Pfizer, que tem 72.540 pessoas com o esquema vacinal incompleto.

Com base nestes números, o #QueroSaber, do RealTime1, saiu às ruas para perguntar da população se estas pessoas, as que estão com a segunda dose da vacina em atraso, deveriam ser penalizadas de alguma maneira.

A maioria dos leitores saiu em defesa da Ciência e afirmou que o cenário pandêmico tem ganhado novos ares com o avanço da vacinação.

“É uma questão de saúde e o brasileiro só aprende quando pesa no bolso”, disse um internauta.

Uma outra leitora destacou que a vacina previne “o coletivo”, lembrando a redução do número de casos de Covid-19 em todo o Amazonas. Outro leitor lembrou ainda da obrigatoriedade em se apresentar o cartão de vacinação para ter acesso a eventos esportivos/culturais.

“A maior penalidade que alguém pode sofrer é a restrição de entrada no lugares que solicitam o cartão de vacina, quando fica impedido de frequentar lugares que gosta como bares e estádios”, falou o webnauta.

Alguns leitores do RealTime1 julgaram “exagero” aplicar sanções para os ‘atrasados’ e, ainda, há quem ainda se posicione de forma negacionista e defenda a tal ‘imunidade de rebanho’ defendida cegamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Ainda não temos vacinas contra a Covid-19. O que temos são picadas experimentais criminosas, irresponsáveis. Vacinas só após aprovação no final da fase quatro de estudos. Antes disso, são experimentos em cobaias humanas”, disse um leitor. “Todos temos o livre arbítrio”, completou outro.

Vale lembrar que, neste feriadão, o presidente Jair Bolsonaro foi impedido de assistir a uma partida do Santos na Vila Belmiro por não ter em mãos o cartão de vacinação contra a Covid. Isto porque a entrada nos estádios paulistas está condicionada à apresentação do comprovante de imunização.

Bolsonaro poderia ter se vacinado desde abril, em Brasília, mas não o fez. Ele foi infectado pelo coronavírus em julho de 2020.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação contra Covid-19 retorna no Vasco Vasques a partir de hoje

Esta é a quarta medida de ampliação definida pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias. A cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 e voltou à fase amarela.

4 de julho de 2022

AM volta à fase amarela após explosão de casos de Covid-19

Conforme boletim da FVS, a taxa de positividade de testes de Covid-19 no estado passou de 6%, no início do mês, para 24% na última semana.

4 de julho de 2022

Maioria apoia inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns

Para o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o atual governo tem encampado retrocessos na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.

4 de julho de 2022

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022