fbpx

sexta, 22 de outubro de 2021

As 203 mil pessoas com vacina em atraso devem ou não ser penalizadas?

Só na capital do Amazonas, por exemplo, 11% das pessoas aptas à vacinação sequer buscaram um dos pontos de imunização; em atraso, são mais de 203 mil.

13 de outubro de 2021

Compartilhe

Só em Manaus são 1.785.793 pessoas aptas a tomarem a vacina contra a Covid-19 (Foto: Divulgação)

Só em Manaus são 1.785.793 pessoas aptas a tomarem a vacina contra a Covid-19, ou seja, têm idade igual a superior a 12 anos. No entanto, além dos 11% que sequer procuraram os postos de vacinação nestes quase nove meses de campanha de imunização, há mais de 203 mil pessoas com o esquema vacinal em atraso, o que pode prejudicar a eficácia dos imunizantes.

O número de faltosos foi repassado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última quinta-feira (7), que ainda destrinchou o número pela tipologia do imunizante: CoronaVac, 64.957 pessoas com a segunda dose em atraso; AstraZeneca, são 65.509 com a vacinação atrasada; e Pfizer, que tem 72.540 pessoas com o esquema vacinal incompleto.

Com base nestes números, o #QueroSaber, do RealTime1, saiu às ruas para perguntar da população se estas pessoas, as que estão com a segunda dose da vacina em atraso, deveriam ser penalizadas de alguma maneira.

A maioria dos leitores saiu em defesa da Ciência e afirmou que o cenário pandêmico tem ganhado novos ares com o avanço da vacinação.

“É uma questão de saúde e o brasileiro só aprende quando pesa no bolso”, disse um internauta.

Uma outra leitora destacou que a vacina previne “o coletivo”, lembrando a redução do número de casos de Covid-19 em todo o Amazonas. Outro leitor lembrou ainda da obrigatoriedade em se apresentar o cartão de vacinação para ter acesso a eventos esportivos/culturais.

“A maior penalidade que alguém pode sofrer é a restrição de entrada no lugares que solicitam o cartão de vacina, quando fica impedido de frequentar lugares que gosta como bares e estádios”, falou o webnauta.

Alguns leitores do RealTime1 julgaram “exagero” aplicar sanções para os ‘atrasados’ e, ainda, há quem ainda se posicione de forma negacionista e defenda a tal ‘imunidade de rebanho’ defendida cegamente pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Ainda não temos vacinas contra a Covid-19. O que temos são picadas experimentais criminosas, irresponsáveis. Vacinas só após aprovação no final da fase quatro de estudos. Antes disso, são experimentos em cobaias humanas”, disse um leitor. “Todos temos o livre arbítrio”, completou outro.

Vale lembrar que, neste feriadão, o presidente Jair Bolsonaro foi impedido de assistir a uma partida do Santos na Vila Belmiro por não ter em mãos o cartão de vacinação contra a Covid. Isto porque a entrada nos estádios paulistas está condicionada à apresentação do comprovante de imunização.

Bolsonaro poderia ter se vacinado desde abril, em Brasília, mas não o fez. Ele foi infectado pelo coronavírus em julho de 2020.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021

Vestibular da Faculdade Santa Teresa tem inscrições abertas e gratuitas

Provas serão realizadas na próxima terça-feira (26), de modo presencial e online. Ao todo, são 2090 vagas para 11 cursos nas áreas de saúde, humanas e exatas.

19 de outubro de 2021