fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

‘Pau de selfie’, ‘canhão’: que funcionalidade dar à rotatória do Mindu?

O #QueroSaber dessa semana ouviu moradores do Parque Dez e a opinião dos leitores do RealTime1. Maioria apoia desativar chafariz e dar lugar para pracinha.

18 de novembro de 2021

Compartilhe

Foto tirada em novembro deste ano, mostra abandono do local (Foto: RealTime1)

Inaugurada em setembro de 2012, na última gestão de Amazonino Mendes (sem partido) como prefeito de Manaus, a rotatória do Mindu, até hoje, ainda gera dúvidas à população em relação ao seu projeto arquitetônico.

Inicialmente, a rotatória teria jardim com calçamento, luminárias e, no centro, a medade de um globo com duas árvores no meio, cercado por um espelho d’água.

No entanto, desde sua entrega, a obra é alvo de críticas e piadas porque foi entregue bem diferente do que fora anunciado.

A obra ganhou algumas alcunhas: ‘pau de selfie’ e ‘canhão’ encabeçam a lista, mas até apelidos com conotação sexual o local recebeu.

Com o passar dos anos, a obra foi sendo deixado de lado pela administração pública. Moradores de rua e crianças passaram a tomar banho no local que não demorou para virar um criadouro do mosquito da dengue.

O ex-prefeito Arthur Neto (PSDB), inclusive, chegou a dizer que até o final do seu mandato derrubaria tudo no local para dar lugar à uma praça pública aos moradores do Parque 10.

“A única obra que eu quero mudar é, antes do fim do meu governo, tirar aquele chafariz que ele [Amazonino] tem lá [na Bola do Mindu]. Dizem que é o pau de selfie dele. Que aquele canhão lá não tem utilidade, né? [Vou] fazer um jardim ali, fazer uma coisa melhor, né?”, disse Arthur, em dezembro de 2019, um ano antes do fim do seu mandato.

No entanto, as palavras ficaram apenas na promessa.

Atual administração

Em abril deste ano, a rotatória do Mindu novamente entrou na pauta da adminsitração municipal.

Em visita ao local, o vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido) confirmou que a rotatória não recebia serviços de manutenção há anos e que o chafariz apresentava inúmeros problemas.

Na mesma ocasião, ele revelou que a prefeitura, hoje comandada por David Almeida (Avante), cogitava a retirada do chafariz.

O RealTime1 procurou saber qual é o posicionamento da prefeitura, hoje, sobre a rotatória. Por meio de um aplicativo de mensagens, a assessoria de Rotta informou que o vice-prefeito não iria falar sobre o assunto.

A reportagem insistiu em ouví-lo sobre um assunto que ele já havia abordado há alguns meses. No entanto, a resposta continuou negativa.

“Já sabia. Aquela revitalização é um problema”, completou a assessoria do vice-prefeito.

O que a população quer

O RealTime1 apresentou o tema no #QueroSaber dessa semana e, além de buscar a opinião de seus leitores sobre “o que a Prefeitura deveria fazer com o chafariz da bola do Mindu’, foi in loco saber dos moradores da área se eles aprovam um novo projeto para o local.

A maioria dos entrevistados considera a obra “inútil” e pedem que a administração municipal a desative para que, no lugar, seja construída uma praça pública ou, ainda, uma academia ao ar livre.

O operador de máquinas Alessandro Souza, inclusive, relembrou o dia em que a atual administração esteve no local. Ele achou que a visita traria algum resultado. “Pensei que iam fazer algo para melhorar, como uma academia ao ar livre”.

“Tá jogado aí, inútil. Desativa e coloca outra coisa melhor”, completou o autônomo Manoel Moura.

A aposentada e moradora do Parque 10, Maria Ednei, diz que a obra não gera nenhuma identificação com os moradores do bairro.

“A gente olha, olha e não vê nada”, critica. “Não sabemos nem o que é. Só veio para estragar a vida do pessoal do Parque 10”, completa Aurelino Rodrigues.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Confira a programação oficial do Arena Planeta Boi neste sábado, em Manaus

Como em Parintins, cada bumbá fará uma apresentação oficial para seus torcedores com a participação dos itens oficiais. O azul e branco abre a ordem de apresentações.

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022