fbpx

quinta, 02 de dezembro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Compartilhe

Remédios com aprovação da Anvisa só são vendidos com receita médica (Foto: Reprodução)

O canabidiol, conhecido popularmente como CBD, é uma substância extraída da planta Cannabis (folha da maconha), que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de doenças psiquiátricas ou neurodegenerativas, como esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson, epilepsia ou ansiedade, por exemplo.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) criou uma categoria de medicamentos derivados da Cannabis que podem ser comercializados após aprovação da Agência. Estes remédios estão indicados principalmente nos casos em que outras formas de tratamento não estão demonstrando o efeito pretendido e a sua venda é feita com apresentação de receita médica de controle especial.

Até os dias de hoje, muito se discute sobre o uso ou não de medicamentos à base de maconha. Por isso, o RealTime1 ampliou o debate para com os seus leitores, buscando saber se usariam ou não um medicamento cientes de que, em sua fórmula, há ali o canabidiol.

Nas ruas, quase que de forma unânime as respostas sinalizaram para o uso do medicamento. Os entrevistados citaram estudos, princípios ativos e benefícios que a canabbis leva a alguns pacientes. Que disse que não usaria um remédio a base de maconha, destacou que optaria por buscar outros métodos para um tratamento de saúde.

Da mesma forma aconteceu nas redes sociais. A maioria dos leitores do RealTime1 respondeu ao #QueroSaber dessa semana que usaria um medicamento que tivesse em sua composição o canabidiol.

“A homeopatia já usa a Canabbis há muitos anos e dizem que é um excelente calmante. Usada em forma de chá também deve ser muito bom. Eu nunca usei , mas gostaria de usar como calmante em forma de cápsulas ou chá das folhas”, escreveu Elisa Monteiro.

“Tem a propriedade que cura. O que mata é a ignorância e a maneira que se usa. Não vou entrar na alienação (…) Só defende a legalização do tráfico gente doente, que não tem família”, completou outra leitora.

Guacira Guimarães lembrou que a polêmica em torno do canabidiol só existe por causa da ilegalidade da maconha no país. Ela frisou que quase ninguém fica atento às composições dos medicamentos que ingerem quando prescritos.

“Quem sabe o que tem nos remédios q toma? Acho que poucos. Quem entende, sabe que a o canabidiol é apenas um componente e o que importa são os efeito que causam”, disse.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

População local do Rio Madeira vê o drama por trás da rotina do garimpo

O que agora preocupa os moradores locais é a suposta contaminação da água pelas 131 máquinas e balsas que foram queimadas e afundaram nas águas do Madeira.

2 de dezembro de 2021

Fornecimento de água a famílias de baixa renda não será cortado esse mês

Será garantido o estabelecimento de regras especiais para parcelamento e pagamento da dívida. A iniciativa deve beneficiar 70 mil famílias.

2 de dezembro de 2021

UEA abre inscrições para Vestibular e SIS 2021 para acesso 2022

O período para a isenção da taxa de inscrição será de 13 a 14 de dezembro, com divulgação do resultado da análise no dia 17 de dezembro, pelo portal da UEA.

1 de dezembro de 2021

Nível do rio Negro subiu 1,52m em novembro e cota chegou a 20,97 metros

Comparando o período atual com o mesmo do ano passado, a diferença é de 3,46 metros, pois novembro de 2020 a cota do rio fechou em 17,51 metros.

1 de dezembro de 2021

Medidas de incentivo à vacinação contra Covid serão reforçadas no AM

O governador Wilson Lima destacou que, com a vacinação, o Estado chegou a ficar 21 dias sem registrar óbitos pela doença no mês de novembro; campanha será intensificada.

1 de dezembro de 2021

Combate ao HIV/Aids: campanha de testagem dá início ao Dezembro Vermelho

De 2010 a 2020 foram notificados no Sinan, no estado do Amazonas, 9.879 casos de infecção pelo HIV, sendo 75,4% do sexo masculino e 24,6% do sexo feminino.

1 de dezembro de 2021

Tarifa Social de Energia alcançará todos os beneficiários do CadÚnico

O deputado Marcelo Ramos atuou na defesa da, agora, Lei que vai elevar de 185 mil para 400 mil o número de beneficiados em todo o Amazonas.

1 de dezembro de 2021

Campanha pretende conscientizar sobre importância do jornalismo profissional

A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios antiéticos.

1 de dezembro de 2021