fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Mendicância: crianças nos semáforos incentiva a exploração infantil?

O incisivo IV do art. 247 do Código Penal Brasileiro, considera crime permitir que alguém menor de 18 anos mendigue ou seja usado com essa finalidade para comoção pública.

5 de novembro de 2021

Compartilhe

Maioria dos entrevistados é contra ajudar porque acham que as crianças estão sendo exploradas por adultos (Foto: Reprodução)

Como em diversas cidades brasileiras, é comum encontrar crianças e adolescentes pedindo dinheiro próximo aos semáforos das principais avenidas de Manaus. Há, ainda, denúncias de que eles estariam sendo cooptados por terceiros para o serviço de mendicância nos locais.

As acusações, inclusive, acenderam o alerta da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) que, há cerca de um mês, lançou a campanha ‘Não troque a infância por moedas’ afim de conscientizar a população de que o ato favorece a vulnerabilidade social e a situação de exploração do trabalho infantil.

“À medida que o cidadão doa uma esmola, dinheiro, uma moeda, na realidade estamos incentivando essa exploração. Temos que trabalhar com a razão, impedindo que esse ciclo vicioso continue acontecendo”, disse o secretário secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Emerson Lima.

O incisivo IV do art. 247 do Código Penal Brasileiro, considera crime permitir que alguém menor de 18 anos mendigue ou seja usado com essa finalidade para comoção pública.

Números

De acordo com números repassados pelo Conselho Tutelar da cidade, há, em média, 15 crianças e/ou adolescentes em cada semáforo localizado nas vias de grande fluxo.

As denúncias chegam todos os dias às nove unidades do Conselho Tutelar que existem pelas zonas de Manaus. No total, há uma médias de 150 casos registrados diariamente.

Leitores do RealTime1 comentam

Sabendo da importância do tema, o #QueroSaber, do RealTime1, foi às ruas para perguntar a opinião das pessoas sobre o tema. Veja o que elas disseram AQUI.

A maior parte acredita que, na maioria dos casos, há um adulto por trás de cada criança que pede dinheiro nas ruas e que são “exploradas” até mesmo pelos próprios pais.

A população comentou que a fragilidade de uma criança costuma sensibilizar mais e, consequentemente, o retorno, em forma de esmola, chega ao “explorador”.

Texto: Rosianne Couto

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Confira a programação oficial do Arena Planeta Boi neste sábado, em Manaus

Como em Parintins, cada bumbá fará uma apresentação oficial para seus torcedores com a participação dos itens oficiais. O azul e branco abre a ordem de apresentações.

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022