fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Exigência do passaporte vacinal divide opinião do público em Manaus

A média móvel de casos de covid por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou alta de 582% nos últimos 14 dias; e de 74% nos últimos 7 dias no AM.

28 de janeiro de 2022

Compartilhe

(Foto: Reprodução/SES-AM)

Diante de mais uma alta no número de casos de Covid-19 no Amazonas e no Brasil, o RealTime1 questionou, por meio do quadro #QueroSaber, quem é contra ou a favor da cobrança pelo passaporte vacinal nas entradas dos estabelecimentos públicos ou privados, de lazer ou não, existentes em Manaus.

Lançada na rede social Facebook, no perfil oficial do RealTime1, a publicação com o tema teve a interação de mais de 400 pessoas e dividiu o público.

Entre os comentários há o de pessoas que dizem ser a favor do passaporte vacinal e, ainda, completam dizendo que, se necessário, “o Estado possa impedir o trânsito livre de pessoas que não querem se imunizar contra a Covid-19”.

Mas há também quem diz que vacinados e não vacinados pegam e também transmitem o vírus da mesma forma, defendendo que “a única diferença é que a evolução da doença nos vacinados é menor”. Por esse motivo, de não ficar imune ao vírus, se diz contra o passaporte vacinal, pois acredita que cada um deve ter a livre escolha.

Houve também quem questionou se a apresentação do passaporte vacinal impedirá de alguma coisa, tendo em vista que “uma pessoa contaminada dentro de um avião, ônibus, restaurante ou cinema contamina com ou sem passaporte vacinal”.

No levantamento feito pelo RealTime1, constatou-se ainda pessoas que disseram ter tomado as três doses de vacinas contra a Covid-19, mas que não veem necessidade de torná-la obrigatória pelo Governo.

Da maioria que diz ser contra o passaporte da vacina, boa parte acredita que a solução é a realização de testagem massiva da população. Enquanto a maioria que se diz a favor acredita que as pessoas devem se preocupar não só com sua vida, mas também com a vida do próximo.

Acompanhe todos os comentários na publicação:

Pelas ruas de Manaus, o público do #QueroSaber se mostrou, na maioria dos casos, ser a favor do passaporte vacinal.

“Sou a favor pelo simples motivo de ajudar, pois muita gente acredita em religião e não toma a vacina. Sendo uma forma obrigatória, todos vão tomar e se prevenir. A pessoa que não toma, não está sendo negligente só com ela, mas com todos”, justificou a modelo Rayane Souza.

O professor Alisson Novaes também saiu em defesa do passaporte da vacina. “Mesmo a pessoa sendo vacinada, ela vai contrair a doença. A diferença é que vai diminuir os sintomas, o tempo de internação e o risco de morte. Quando você não está nem aí, você compromete a vida das pessoas também”, destacou.

Assista ao vídeo:

Ômicron explode em Manaus e transmissão da Covid volta à fase vermelha

O Amazonas entrou na fase vermelha (risco alto) na transmissão da Covid-19. De acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), a taxa atingiu 2,04 na última quarta-feira (26), o que significa que cada 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 204 pessoas.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação estagnada pode resultar em uma nova ‘onda’ de Covid-19

Para o titular da Saúde do Amazonas, as pessoas estão "relaxadas". Ele pede que as pessoas fiquem em alerta e se previnam o quanto antes para evitar um novo surto da doença.

25 de maio de 2022

Norma que proibia prisão disciplinar de policiais e bombeiros é derrubada

O ministro do STF, Ricardo Lewandowski, disse que militares estaduais e distritais devem responder disciplinarmente a governadores e não ao Executivo Federal.

25 de maio de 2022

Prefeitura divulga lista de profissionais aprovados para Semsa

Também consta no Diário Oficial do Município a lista dos classificados para a cota de pessoa com deficiência, usando critério específicos do Edital 001/2021 da Semsa.

25 de maio de 2022

IBGE: no AM, 2,3% dos adultos se dizem homossexuais ou bissexuais

Número corresponde a 60 mil pessoas. Amazonas é a terceira unidade federativa com o maior percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais, junto com SP e RJ.

25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

Data faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, que inspira muito dos aficcionados por tecnologia e ficção científica. Saga estreou em 25 de maio de 1977.

25 de maio de 2022

Globo alerta elenco sobre eleições; saiba o que pode e o que não pode

Emissora afirma que "não apoia qualquer candidato" e que sua "política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade".

24 de maio de 2022

Confira a programação oficial do Arena Planeta Boi neste sábado, em Manaus

Como em Parintins, cada bumbá fará uma apresentação oficial para seus torcedores com a participação dos itens oficiais. O azul e branco abre a ordem de apresentações.

24 de maio de 2022

Amazonas estuda plataforma virtual para Zoneamento Ecológico-Econômico

Ferramenta tem a função de mapeamento, diálogo social, uso de dados oficiais, elaboração de indicadores consolidados, que tenham representatividade para o Amazonas.

23 de maio de 2022