Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.
Alguns locais não cumprem todos os protocolos e, além da aglomeração, permitem pessoas transitando sem máscara (Foto: Reprodução)
O #QueroSaber dessa semana lançou a seguinte pergunta aos leitores do RealTime1: Você já se sente confortável em frequentar lugares como shoppings, cinemas e barzinhos? A maioria dos webnautas indicou que, mesmo seguindo as medidas não-farmacológicas contra a Covid-19, como o uso de máscaras e álcool em gel, ainda não se sente segura em estar nestes ambientes, principalmente se não for ao ar livre.
Estes espaços ficaram cerca de um ano sem receber a clientela em decorrência da proliferação do coronavírus em todo o Amazonas e, somente nos últimos meses, com a redução no número de novos casos de Covid, houve uma flexibilização no decreto estadual, permitindo assim a reabertura destas atividades.
No entanto, algumas pessoas, como a leitora Terezinha de Jesus ainda não se sente confortável em dividir um espaço com outras pessoas.
“Vou só onde preciso”, comentou. “Vou por necessidade em alguns lugares. Não frequento mais estes locais fechados e com aglomeração. Prefiro estar ao ar livre, onde haja diversão mas com pouca aglomeração”, completou Eleonora Silva.
A leitora Regina Bivar disse que não se sente confortável nestes locais porque, para ela, “a maioria das pessoas não cumprem as medidas preventivas [contra a Covid]” e quando a veem com máscara, por exemplo, olham com indiferença.
Uma outra leitora do RealTime destacou que é importante saber se o estabelecimento a ser frequentado cumpre os protocolos sanitários de prevenção à Covid para o recebimento do público.
Como em toda enquete, há aqueles que dizem estar tudo bem estar em shoppings, barzinhos e/ou cinemas. Alguns leitores destacaram que a confiança em retornar a estes ambientes veio junto com a vacinação.
Mesmo com a reabertura destes locais, a leitora Rosineide Campos fez uma ressalva bem importante, alertando aos demais leitores que “ainda não é a hora de baixar a guarda e que as pessoas devem continuar com os cuidados nas medidas de proteção”, referindo-se ao uso de máscara facial e do álcool em gel.
Para ter acesso aos comentários dos leitores que participaram do #QueroSaber desta semana, basta clicar NESTE LINK e acompanhar a publicação na página do RealTime1.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: