fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Levantamento mostra que maioria em Manaus quer arma de fogo em casa

O #QueroSaber, do RealTime1, questionou o público de Manaus em ter uma arma em casa. Maioria é a favor, mas desde que haja treinamento para evitar disparos acidentais.

14 de maio de 2022

Compartilhe

Alguns alegam que ter uma arma em casa ajuda a fortalecer a segurança, enquanto outros duvidam disso (Foto: Divulgação)

Você gostaria de ter uma arma de fogo em casa? O #QueroSaber, do RealTime1, questionou o público de Manaus sobre a posse e o porte de arma de fogo em residência. A maioria disse que gostaria de ter o item em casa, mas com a condição de receber treinamento adequado para não usá-lo de forma indevida.

Na publicação lançada pelo RealTime1 nas redes sociais, os leitores alegam que não se setem totalmente seguros dentro da própria casa. Além disso, justificam que o Estado não pode mais proteger o tempo inteiro o cidadão, que acaba sendo vítima de disparo de arma de fogo dentro de casa ou no próprio ambiente de trabalho, pois um criminoso armado ganha coragem para invadir esses ambientes e cometer violência.

Veja a publicação no Facebook:

Há quem defenda ainda o direito de ter o item em casa para poder se defender contra bandidos que atentassem contra a sua integridade física ou de sua família. Tem também aqueles que avaliam que é preciso treinamento e prática de tiro, pois acidentes com o uso de armas ocorre por conta de curiosidade. Nesse caso, o internauta avalia que quem tem conhecimento e habilidade no manuseio de armas, sabe muito bem o funcionamento delas e não terá disparo acidental.

Mas houve quem lembrasse que o próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), que diz que o cidadão deve andar armado para garantir sua segurança, foi assaltado e teve a arma levada por criminosos. Na época, Bolsonaro era deputado federal e fazia panfletagem de campanha na zona Norte do Rio de Janeiro, quando foi abordado por dois homens, que levaram sua arma, uma pistola Glock 380; e sua moto.

O leitor usa o episódio para lembrar que, mesmo armado, Bolsonaro não garantiu sua segurança. “Bolsonaro armado, treinado e com alto conhecimento em armas teve sua arma e motocicleta roubadas. Logo concluo que ter uma arma pode até dar sensação de segurança, mas segurança de fato não”, avalia ele.

Nos comentários da publicação também há quem alegou problemas com ansiedade e prefere não ter a arma em casa e outros colocaram a fé em primeiro lugar e se disseram contrários a posse ou o porte do item.

A TV RealTime1 também foi às ruas de Manaus ouvir a opinião do público; assista!

População destacou que mesmo sendo usada como defesa em casos de violência, há também o risco de quem usou a arma com esse intuito fique sujeito a ações penais na Justiça. Além disso, houve quem alegou também que uma arma em casa representa risco com as crianças e os demais membros da família, caso manusem o item sem experiência e acabem disparando contra si ou outras pessoas.

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Presos do semiaberto podem ficar sem as ‘saidinhas’ a partir de junho

O projeto que acaba com as famosas saídas temporárias dos detentos do regime semiaberto será votado na Câmara no próximo mês, quando discutirá pautas da Segurança Pública.

28 de maio de 2022

Ufam e Sedecti formarão parcerias de extensão para interior do AM

Entre os cursos que podem ser viabilizados, estão os de mineração, manejo, pecuária, piscicultura, agricultura, biotecnologia, etc.

28 de maio de 2022

Na sexta-feira, mais de 5,7 mil famílias receberam Auxílio Enchente

Em todo o estado, 100 mil famílias receberão o Auxilio Estadual Enchente neste ano. Benefício é destinado às famílias que tiveram as casas invadidas pelas águas dos rios.

28 de maio de 2022

Rio Preto da Eva recebe R$ 3,6 mi para recuperar sistema viário

Valor corresponde à primeira parcela de dois convênios firmados em abril deste ano, entre o governo e a prefeitura para a recuperação do sistema viário.

28 de maio de 2022

Cientistas fazem alerta na ‘Science’ sobre PL que ameaça terras indígenas

Cientistas de renomadas instituições brasileiras, entre elas o Inpa, escreveram carta na revista 'Science' alertando sobre projetos que prejudicam indígenas.

28 de maio de 2022

Escolas estaduais no AM têm 840 projetos aprovados no Ciência na Escola

A lista com os selecionados foi publicada nesta sexta-feira (27). O programa visa apoiar a participação de professores e estudantes e despertar a vocação científica.

27 de maio de 2022

Inédito: advogados vão poder entrar nos presídios com peças processuais

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária chegaram a um consenso histórico, após uma audiência pública.

27 de maio de 2022

Trânsito será alterado para ‘Marcha para Jesus’ amanhã; veja o que muda

O IMMU interditará algumas vias antes, durante e depois do evento, para garantir a segurança viária dos participantes. Com isso, trânsito sofrerá mudanças a partir das 12h.

27 de maio de 2022