quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Pré-candidata à Câmara quer levar acessibilidade a PcDs no interior do AM

Lêda Maia é ex-secretária executiva da Sejusc e dedica o trabalho à luta pelos direitos de PcDs. Em entrevista à TV RealTime1, ela destacou propostas caso seja eleita.
COMPARTILHE
Lêda Maia

“Faltam pessoas no Congresso Nacional comprometidas com a causa da Pessoa com Deficiência (PcD)”. A afirmação é da ex-secretária executiva da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Lêda Maia (União Brasil), que figura como pré-candidata à deputada federal nesta eleição.

Em entrevista à TV RealTime1, que apresenta os pré-candidatos à Câmara Federal pelo Amazonas, Lêda disse que pretende lutar pelos PcDs no Congresso Nacional, pois falta representatividade para a classe. Ela avalia que hoje só há dois deputados que defendem a causa dos PcDs.

Ela disse que quer dar continuidade ao legado de mulheres que caminham de forma independente na política. Caso seja eleita, Lêda quer contribuir com emendas parlamentares para a criação do primeiro Centro Público de Terapias do Amazonas.

Segundo a pré-candidata, o centro ofertará atendimento a pais de crianças com deficiência, com o diagnóstico ainda na barriga da mãe. “É preciso estruturar a família para receber uma criança com deficiência. E o Centro ofertará desde os exames de ultrassom até acompanhamento psicológico aos pais”, destaca Lêda.

Hoje, Lêda Maia diz que tem visitado 22 municípios dos 62 do Amazonas, e onde ela ainda não pisou tem alguém que planta sementes sobre o seu trabalho para garantir mais apoio. Para ela, o União Brasil trabalha para eleger dois deputados, mas a sigla não descarta fazer três.

Assista à entrevista:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

COMPARTILHE