quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Renan alfineta: nenhum representante chamou o vírus de 'gripezinha'

Com perguntas pertinentes à pandemia, o relator da CPI, Renan Calheiros colocou 'contra parede' o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
COMPARTILHE

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, Renan Calheiros (MDB-AL), não perdeu a oportunidade e alfinetou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), durante depoimento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Após Queiroga avaliar os problemas enfrentados no sistema de saúde brasileiro durante os colapsos nos dois picos da doença com episódios ocorridos em diversos países, o relator ironizou a situação dizendo que “em nenhum desses países os representantes chamaram o vírus de gripezinha”.

Renan continuou sendo incisivo nas perguntas e pediu para que o ministro fosse claro na avaliação das gestões de seus antecessores. Queiroga, então, disse que não poderia fazer esse comparativo e justificou que os problemas enfrentados pelo Brasil eram o reflexo do enfraquecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após um série de perguntas enfáticas do relator, o líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-RO) que foi realocado para CPI no lugar de Zequinha Marinho (PSC-PA) ontem, se irritou, afirmando que um questionamento feito por Renan com base nas respostas do ex-ministro Nelson Teich, era mentira.

O vice-presidente da Comissão, Randolphe Rodrigues (Rede-AP) rebateu, dizendo que ali “tem um time que não quer que a CPI trabalhe”, referindo-se aos diversos entraves em que os governistas retardaram o processo de investigação nos primeiros dias de oitivas.

Após muitos gritos protagonizados pelos governistas e os membros da Mesa Diretora, o presindente da CPI, o senador Omar Aziz (PSD) interviu pedindo para que os colegas que tivessem reclamações que as fizessem durante seus respectivos tempo de fala.

Texto: Giovanna Marinho

Leia Mais:

COMPARTILHE