fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Requerimentos de Renan são aprovados e sessão da CPI é suspensa

A sessão deliberativa da CPI da Covid-19, nesta quinta-feira, no Senado, levou quase duas horas para aprovar 11 requerimentos apresentados pelo relator, Renan Calheiros.

29 de abril de 2021

Compartilhe

CPI da Covid-19 aprova 11 requerimentos do relator, Renan Calheiros (Foto: Reprodução)

A primeira sessão deliberativa da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19, nesta quinta-feira (27), no Senado, levou quase duas horas para aprovar 11 requerimentos apresentados pelo relator, Renan Calheiros (MDB), convocando os ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello.

Também foram convocados o atual ministro Marcelo Queiroga e o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, além de oito pedidos de informações de órgãos dos governos federal, estadual e da Prefeitura de Manaus.

A reunião foi tensa, com os governistas querendo aprovar todos os mais de 300 requerimentos em bloco, tirando a primazia do relator. Os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Marcos Rogério (DEM-RO) e Eduardo Girão (Podemos-CE), que entraram com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir que Renan seja o relator, formaram a tropa de choque do governo para barrar a votação e o andamento dos trabalhos.

Com mão firme, o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD), fez valer o privilégio do relator, votou os requerimentos de Renan, mas se comprometeu em sistematizar todos os requerimentos e colocar em votação ainda na sessão de hoje. Assim, ele suspendeu os trabalhos para a realização da sistematização.

Requerimentos aprovados

1 – Solicitar processos administrativos relacionados à aquisição de vacinas;

2 – Requisitar informações sobre regulamentações adotadas pelo governo federal no âmbito da lei de medidas de enfrentamento da emergência em saúde, notadamente sobre isolamento social, proteção e quarentena;

3 – Requerimentos sobre a adoção e prescrição de medicamentos sem eficácia científica comprovada contra a Covid e a indicação deles pelo aplicativo TratCov, desenvolvido pelo Ministério da Saúde;

4 – Requerimentos de documentos e atos normativos referentes a estratégicas de campanha de comunicação;

5 – Requerimento sobre o planejamento e critérios para a distribuição de recursos entre os estados e municípios, bem como sobre suplementação orçamentária;

6 – Requerimento sobre transferência de recursos orçamentários para estados e capitais de estados;

7 – Solicita às autoridades do Amazonas e de Manaus informações sobre o caos em Manaus, encaminhando todos os pedidos de auxílio feitos e envio de oxigênio, assim como resposta da União.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021

Bolsonaro oficializa mudanças no ministério com Centrão na Casa Civil

Com Ciro Nogueira na Casa Civil, presidente devolve o Centrão à cozinha do Palácio do Planalto, com poder para liberar verbas públicas e fazer nomeações.

28 de julho de 2021

Parecer da Câmara indica que Bolsonaro mentiu sobre teto mínimo do Fundão

O parecer foi solicitado pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e é assinado pelo consultor da Câmara com base em duas leis sobre o assunto.

28 de julho de 2021

Bolsonaro ignora Mourão e Lula procura por vice para ‘dormir tranquilo’

A relação azeda entre Bolsonaro e Hamilton Mourão coloca a vaga de vice-presidente à disposição na tentativa de reeleição em 2022.

28 de julho de 2021

11 gestores e ex-gestores do Estado terão contas julgadas nesta quarta

Das prestações de contas a serem julgadas, estão em pauta a do então defensor público-geral do estado em 2019, Antônio Cavalcante Júnior.

28 de julho de 2021