sexta-feira, 19 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

'Brasil perdeu protagonismo ambiental', dizem entidades sobre Bolsonaro na Cúpula

Para o Observatório do Clima, por exemplo, o Brasil deve ficar de fora da corrida que as potências globais devem começar a travar rumo à recuperação verde.
COMPARTILHE
ambientais

Entidades que atuam em defesa do meio ambiente se posicionaram sobre a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula do Clima. O presidente brasileiro fez um pronunciamento na manhã de quinta-feira (22) no evento.

Para o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), o Brasil perdeu o protagonismo internacional na área do meio ambiente e as ações do governo “se chocam com o que se espera dos países, ou seja, o controle das mudanças climáticas”. Além disso, para o instituto, a falta de planos e práticas consistentes pode dificultar o envio de recursos por outros entes para proteção das florestas.

“Faltam medidas contra a grilagem em florestas públicas e apoio a ações de comando e controle no campo, as emissões de gases estufa têm aumentado com o desmatamento e há um sistemático ataque a comunidades tradicionais e à sociedade civil”, acrescentou o Ipam, em documento.

Em comunicado, o Observatório do Clima avaliou que o Brasil deve ficar de fora da corrida que as potências globais (Estados Unidos, China e União Europeia) devem começar a travar rumo à recuperação verde e à descarbonização econômica.

Também em comunicado, o Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) afirmou que, no evento, o governo brasileiro ficou “ainda mais isolado” e “dissociado de praticamente todos os segmentos da sociedade”.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Da Redação, com informações da Agência Brasil

Leia Mais:

COMPARTILHE