A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios antiéticos.
O primeiro passo é a publicação deste selo que identifica a prática do jornalismo profissional (Foto: Divulgação)
Numa época em que a comunicação passou a ser difusa e confusa, com muitos veículos focados no mero sensacionalismo ou nas notícias falsas e impactantes como forma de obter audiência, um grupo de empreendedores do Amazonas se reuniu para lançar uma campanha que pretende conscientizar a sociedade sobre a importância de prestigiar o jornalismo profissional.
Jornalismo este que segue as boas regras de informação, com checagem, pluralidade e verdade.
O primeiro passo é a publicação de um selo que identifica a prática do jornalismo profissional nos veículos destes empreendedores.
A campanha “É Fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade” também ganhará as ruas em breve, com peças publicadas em várias mídias. A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios antiéticos e sem compromisso com a checagem.
A campanha é a forma que os empreendedores encontraram de prestar um serviço à sociedade e ao mesmo tempo engajarem-se na campanha de combate às chamadas fake news, que começa a tomar corpo em todo país.
O selo estará nos portais e blogs que aderiram à campanha a partir deste dia 1º de dezembro de 2021:
Novas adesões poderão ocorrer e serão avaliadas, seguindo unicamente os critérios do jornalismo profissional.
Da Redação
Leia Mais: