A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.
A jornalista Eliane Cantanhêde é a palestrante do webinário RealTIme1+1 da próxima terça-feira (15), AO VIVO. A inscrição é GRATUITA (Foto: Reprodução)
Você acredita em tudo o que lê na internet? Consegue identificar o que é verdade e o que é mentira? Para falar sobre notícias falsas – as chamadas fake news – que cada vez mais circulam no país, o RealTime1 convidou a jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do telejornal Globonews em Pauta.
Eliane é a segunda palestrante da série de webinários “RealTime1+1 – Informação e Sociedade”.
Ela vai falar sobre “Política x Fake News – O desafio da cobertura jornalística”. A palestra acontece nesta terça-feira (15), AO VIVO, às 15h (horário de Manaus).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.
A série de quatro webinários é uma realização do RealTime1 que completa um ano de atividades neste mês de junho.
O RealTime1+1 marca a data e reforça o objetivo de avançar mais um ano fazendo jornalismo com responsabilidade e credibilidade.
Para o dia 22 de junho, e para falar sobre “FACT-CHECKING” | As consequências da desinformação para a democracia, o RealTime1 convidou Natália Leal, jornalista, diretora de conteúdo da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil, uma plataforma de combate à desinformação e de educação midiática.
Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.
O quarto webinário consiste em uma “mesa-virtual” com o tema “JORNALISMO, MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO | A manipulação da informação na produção de conteúdo”.
Participam da mesa o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, além do sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Seráfico.
Na primeira terça-feira (8) do mês de junho, o convidado foi o também jornalista Caio Túlio Costa, primeiro ombudsman da imprensa brasileira; criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL (Universo Online), o primeiro provedor de internet de grande porte da América Latina.
Ele falou sobre o tema: “OPINIÃO X INFORMAÇÃO | A produção de conteúdo e o jornalismo profissional”.
Da Redação
Leia Mais: