fbpx

sábado, 23 de outubro de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021

Compartilhe

A jornalista Eliane Cantanhêde é a palestrante do webinário RealTIme1+1 da próxima terça-feira (15), AO VIVO. A inscrição é GRATUITA (Foto: Reprodução)

Você acredita em tudo o que lê na internet? Consegue identificar o que é verdade e o que é mentira? Para falar sobre notícias falsas – as chamadas fake news – que cada vez mais circulam no país, o RealTime1 convidou a jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do telejornal Globonews em Pauta.

Eliane é a segunda palestrante da série de webinários “RealTime1+1 – Informação e Sociedade”.

Ela vai falar sobre “Política x Fake News – O desafio da cobertura jornalística”. A palestra acontece nesta terça-feira (15), AO VIVO, às 15h (horário de Manaus).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

A série de quatro webinários é uma realização do RealTime1 que completa um ano de atividades neste mês de junho.

O RealTime1+1 marca a data e reforça o objetivo de avançar mais um ano fazendo jornalismo com responsabilidade e credibilidade.

Desinformação x Democracia

Para o dia 22 de junho, e para falar sobre FACT-CHECKING” | As consequências da desinformação para a democracia, o RealTime1 convidou Natália Leal, jornalista, diretora de conteúdo da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil, uma plataforma de combate à desinformação e de educação midiática.

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

Verdades e mentiras

O quarto webinário consiste em uma “mesa-virtual” com o tema “JORNALISMO, MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO | A manipulação da informação na produção de conteúdo”.

Participam da mesa o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, além do sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Seráfico.

Opinião x Informação

Na primeira terça-feira (8) do mês de junho, o convidado foi o também jornalista Caio Túlio Costaprimeiro ombudsman da imprensa brasileira; criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL (Universo Online), o primeiro provedor de internet de grande porte da América Latina.

Ele falou sobre o tema: “OPINIÃO X INFORMAÇÃO | A produção de conteúdo e o jornalismo profissional”.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Estacionamento irregular debaixo de viaduto em Manaus é desativado

Obstruções de calçadas e logradouros públicos correspondem a 50% de todas as notificações da Prefeitura de Manaus feitas de janeiro a setembro de 2021.

22 de outubro de 2021

Veículo, equipamentos e brinquedos são doados a instituição Amar

A Associação oferece oficinas de corte e costura e para a realização dessas atividades foram entregues máquinas de costura reta.

22 de outubro de 2021

Estudo de cores é desenvolvido pela prefeitura para dar viva ao Centro

A exemplo do que foi feito na rua Bernardo Ramos, a Prefeitura de Manaus está montando um skyline, uma proposta de intervenção para a Frei José dos Inocentes.

21 de outubro de 2021

No Amazonas, 58 municípios estão com internações por Covid-19 zeradas

A taxa de ocupação de leitos no interior está entre as mais baixas desde o início da pandemia. Apenas Fonte Boa, Coari e Itacoatiara possuem leitos de Covid-19 ocupados.

20 de outubro de 2021

Centro de Atendimento ao Turista (CAT) é reativado no aeroporto de Manaus

O retorno acontece em três turnos, com estagiários supervisionados e treinados para atender da melhor forma todos os turistas, de domingo a domingo.

20 de outubro de 2021

Cetam vai atender 9 mil alunos por ano em nova unidade da Zona Norte

Como parte do pacote de entregas do governador Wilson Lima para celebrar o aniversário de Manaus, foi inaugurada hoje (20) a primeira unidade do Cetam da Zona Norte.

20 de outubro de 2021

Você sabe o que é canabidiol? RT1 explica e mostra leitores favoráveis ao uso

O CBD é uma substância que atua no sistema nervoso central e que apresenta potencial terapêutico para o tratamento de algumas doenças.

19 de outubro de 2021

Após 4 anos, vítima de sequestro internacional retorna ao Amazonas

Criança foi levada de Tabatinga, no Oeste do Amazonas, pelo pai até o Peru. O retorno para os braços da mãe do ocorreu após incansáveis quatro anos de buscas.

19 de outubro de 2021