fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021

Compartilhe

A jornalista Eliane Cantanhêde é a palestrante do webinário RealTIme1+1 da próxima terça-feira (15), AO VIVO. A inscrição é GRATUITA (Foto: Reprodução)

Você acredita em tudo o que lê na internet? Consegue identificar o que é verdade e o que é mentira? Para falar sobre notícias falsas – as chamadas fake news – que cada vez mais circulam no país, o RealTime1 convidou a jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do telejornal Globonews em Pauta.

Eliane é a segunda palestrante da série de webinários “RealTime1+1 – Informação e Sociedade”.

Ela vai falar sobre “Política x Fake News – O desafio da cobertura jornalística”. A palestra acontece nesta terça-feira (15), AO VIVO, às 15h (horário de Manaus).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

A série de quatro webinários é uma realização do RealTime1 que completa um ano de atividades neste mês de junho.

O RealTime1+1 marca a data e reforça o objetivo de avançar mais um ano fazendo jornalismo com responsabilidade e credibilidade.

Desinformação x Democracia

Para o dia 22 de junho, e para falar sobre FACT-CHECKING” | As consequências da desinformação para a democracia, o RealTime1 convidou Natália Leal, jornalista, diretora de conteúdo da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil, uma plataforma de combate à desinformação e de educação midiática.

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking e após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

Verdades e mentiras

O quarto webinário consiste em uma “mesa-virtual” com o tema “JORNALISMO, MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO | A manipulação da informação na produção de conteúdo”.

Participam da mesa o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, além do sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Seráfico.

Opinião x Informação

Na primeira terça-feira (8) do mês de junho, o convidado foi o também jornalista Caio Túlio Costaprimeiro ombudsman da imprensa brasileira; criador da Revista da Folha e fundador e diretor geral do UOL (Universo Online), o primeiro provedor de internet de grande porte da América Latina.

Ele falou sobre o tema: “OPINIÃO X INFORMAÇÃO | A produção de conteúdo e o jornalismo profissional”.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação contra Covid-19 retorna no Vasco Vasques a partir de hoje

Esta é a quarta medida de ampliação definida pela Prefeitura de Manaus nos últimos dias. A cidade vive um aumento nos casos de Covid-19 e voltou à fase amarela.

4 de julho de 2022

AM volta à fase amarela após explosão de casos de Covid-19

Conforme boletim da FVS, a taxa de positividade de testes de Covid-19 no estado passou de 6%, no início do mês, para 24% na última semana.

4 de julho de 2022

Maioria apoia inclusão de crianças com deficiência em escolas comuns

Para o fundador do Instituto Rodrigo Mendes, o atual governo tem encampado retrocessos na inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares.

4 de julho de 2022

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022