fbpx

segunda, 04 de julho de 2022

Você sabe como checar se uma notícia é falsa ou verdadeira?

A jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de checagem de notícias do Brasil é a convidada do webinário RealTime1+1 desta TERÇA (22), às 15h, AO VIVO.

17 de junho de 2021

Compartilhe

Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa, é a convidada do RealTime1 (Foto: Reprodução)

FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”. Este é o tema do webinário que será realizado na próxima terça-feira (22) pelo RealTime1.

Para discutir o tema convidamos a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil e que atua como uma plataforma de combate à desinformação e fake news.

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking.

Após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

O webinário será transmitido AO VIVO, às 15h (horário de Manaus) pela TV RealTime1, e faz parte da série de quatro seminários para marcar um ano de atividade do portal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Consequências da fake news

A agência mantém parcerias em projetos especiais não apenas de produção de conteúdo jornalístico mas, também, em educação midiática.

O objetivo é expandir a discussão e o conhecimento sobre as consequências da desinformação e das fake news na sociedade, bem como para a democracia. 

A Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, com o propósito de corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos checando se as notícias são falsas ou verdadeiras.

A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca, portanto, o código de conduta e princípios éticos do grupo.

Auditoria internacional

Como “membro verificado” da IFCN, passa por auditorias independentes todos os anos. Mantém, ainda, em seu site, o selo verde que identifica as plataformas de checagem de notícias falsas e verdadeiras aprovadas pelos auditores internacionais.

Dessa forma, desde sua criação, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo.

Divulgou verificações em jornais, revistas, rádios, sites, canais de televisão e redes sociais. Tanto no Brasil quanto no exterior.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Após dois anos, Fuá acontece neste domingo no Largo São Sebastião

Feira Urbana de Alternativas retoma as atividades neste domingo e reúne diversos expositores, abrindo oportunidade de geração de renda a artistas e artesãos locais.

2 de julho de 2022

Duas toneladas de lixo coletado no Festival de Parintins serão recicladas

Projeto fomentou ações de incentivo à reciclagem dentro e fora do Bumbódromo, com a instalação de pontos de entrega voluntária de lixo reciclável.

2 de julho de 2022

Programa Asfalta Manaus já recuperou mil ruas em dois meses

Os bairros Santa Etelvina, Santo Antônio, Compensa, Parque 10 de Novembro, Tancredo Neves, Planalto, Japiim, Alvorada, Coroado, Nova Cidade, entre outros, já receberam obras.

2 de julho de 2022

Manaus tem 12 locais de vacinação contra a Covid-19 neste sábado (2)

Quem for receber a segunda dose deve estar atento aos intervalos dos diferentes imunizantes. Nos últimos dois dias, foram vacinadas 29,2 mil pessoas em Manaus.

2 de julho de 2022

Resultados dos concursos da PGE, Detran e SSP são homologadas no Amazonas

Governador do Amazonas, Wilson Lima homologou os resultados finais dos concursos do Detran, SSP e PGE e destacou convocações de outros certames e edital da Afeam.

1 de julho de 2022

Incêndios na Amazônia atingem maior volume para junho em 15 anos

Programa Queimadas do Inpe contabilizou 2.562 focos de incêndio no bioma ao longo do mês. O recorde anterior foi registrado em junho de 2007, com 3.519 focos de queimada.

1 de julho de 2022

700 mil manauaras estão com vacina atrasada e casos de Covid sobem 1000%

De acordo com os boletins emitidos pela Semsa, o número de casos de Covid-19 saltou de 26 no dia 14 de junho para 447 no dia 30 do mesmo mês.

1 de julho de 2022

Studio 5 volta a ser ponto de vacinação contra a Covid-19

A vacinação no Studio 5 vai funcionar com o atendimento de segunda a sábado, das 9h às 16h Pessoas acima de 18 anos já estão aptas a tomar a quarta dose do imunizante.

1 de julho de 2022