fbpx

sábado, 29 de janeiro de 2022

Você sabe como checar se uma notícia é falsa ou verdadeira?

A jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de checagem de notícias do Brasil é a convidada do webinário RealTime1+1 desta TERÇA (22), às 15h, AO VIVO.

17 de junho de 2021

Compartilhe

Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa, é a convidada do RealTime1 (Foto: Reprodução)

FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”. Este é o tema do webinário que será realizado na próxima terça-feira (22) pelo RealTime1.

Para discutir o tema convidamos a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil e que atua como uma plataforma de combate à desinformação e fake news.

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking.

Após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

O webinário será transmitido AO VIVO, às 15h (horário de Manaus) pela TV RealTime1, e faz parte da série de quatro seminários para marcar um ano de atividade do portal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Consequências da fake news

A agência mantém parcerias em projetos especiais não apenas de produção de conteúdo jornalístico mas, também, em educação midiática.

O objetivo é expandir a discussão e o conhecimento sobre as consequências da desinformação e das fake news na sociedade, bem como para a democracia. 

A Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, com o propósito de corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos checando se as notícias são falsas ou verdadeiras.

A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca, portanto, o código de conduta e princípios éticos do grupo.

Auditoria internacional

Como “membro verificado” da IFCN, passa por auditorias independentes todos os anos. Mantém, ainda, em seu site, o selo verde que identifica as plataformas de checagem de notícias falsas e verdadeiras aprovadas pelos auditores internacionais.

Dessa forma, desde sua criação, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo.

Divulgou verificações em jornais, revistas, rádios, sites, canais de televisão e redes sociais. Tanto no Brasil quanto no exterior.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Vacinação infantil contra a Covid-19 ganha mais um ponto no Studio 5

Com a inclusão de mais um local para vacinar as crianças, os pais têm 5 pontos para levarem os filhos: Studio 5, Parque da Criança, Sesi, ViaNorte e Magdalena Arce Daou.

28 de janeiro de 2022

5 de fevereiro: bateria e feijoada para alavancar números da vacinação

Estratégia da campanha 'Pra sambar tem que vacinar', lançada hoje pelo Governo do Amazonas, vai levar as vacinas para a quadra de 8 escolas de samba do Grupo Especial.

28 de janeiro de 2022

Anvisa autoriza venda de autotestes para Covid-19 no Brasil

Com o envio dos dados pela pasta na última terça-feira (25), a cúpula da Agência concluiu então que não há obstáculos que impossibilitem a comercialização dos autotestes.

28 de janeiro de 2022

Anitta usa ‘Fora Bolsonaro’ para divulgar videoclipe Boys Don’t Cry

Cantora brincou com seus seguidores nas redes sociais ao editar take do vídeo onde aparece recebendo uma mensagem dentro do envelope. O texto editado diz: 'Fora Bolsonaro'.

28 de janeiro de 2022

Número de acidentes de trânsito cai 37% no Amazonas em 2021

Dados do Detran-AM indicam que houve redução nos acidentes com danos materiais e vítimas lesionadas em todo o Estado; na capital, houve redução de mortes no trânsito.

28 de janeiro de 2022

STF quer manifestação de indígenas sobre Plano de Enfretamento à Covid

Apib, Fiocruz e Abrasco devem se manifestar ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os pontos do Plano Geral de Enfrentamento à Covid-19 para os povos indígenas.

28 de janeiro de 2022

Centro de Testagem do Studio 5 encerra as atividades nesta sexta-feira

Atendimento aos usuários com sintomas gripais seguirá ao longo do dia e, após às 17h, o serviço deixará de ser oferecido no local, ficando restrito ao Vasco Vasques.

28 de janeiro de 2022

Após vacinação, mortalidade de internados com Covid no SUS cai 37%

Segundo os dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, a taxa de mortalidade de pacientes internados com Covid em novembro foi de 16,3%, a menor da série histórica.

28 de janeiro de 2022