fbpx

quinta, 23 de setembro de 2021

Você sabe como checar se uma notícia é falsa ou verdadeira?

A jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de checagem de notícias do Brasil é a convidada do webinário RealTime1+1 desta TERÇA (22), às 15h, AO VIVO.

17 de junho de 2021

Compartilhe

Natália Leal, diretora de conteúdo da Agência Lupa, é a convidada do RealTime1 (Foto: Reprodução)

FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”. Este é o tema do webinário que será realizado na próxima terça-feira (22) pelo RealTime1.

Para discutir o tema convidamos a jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de fact-checking (checagem de notícias) do Brasil e que atua como uma plataforma de combate à desinformação e fake news.

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking.

Após cinco anos de atuação expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

O webinário será transmitido AO VIVO, às 15h (horário de Manaus) pela TV RealTime1, e faz parte da série de quatro seminários para marcar um ano de atividade do portal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Consequências da fake news

A agência mantém parcerias em projetos especiais não apenas de produção de conteúdo jornalístico mas, também, em educação midiática.

O objetivo é expandir a discussão e o conhecimento sobre as consequências da desinformação e das fake news na sociedade, bem como para a democracia. 

A Lupa acompanha o noticiário de política, economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais, com o propósito de corrigir informações imprecisas e divulgar dados corretos checando se as notícias são falsas ou verdadeiras.

A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca, portanto, o código de conduta e princípios éticos do grupo.

Auditoria internacional

Como “membro verificado” da IFCN, passa por auditorias independentes todos os anos. Mantém, ainda, em seu site, o selo verde que identifica as plataformas de checagem de notícias falsas e verdadeiras aprovadas pelos auditores internacionais.

Dessa forma, desde sua criação, a Lupa já produziu checagens em formato de texto, áudio e vídeo.

Divulgou verificações em jornais, revistas, rádios, sites, canais de televisão e redes sociais. Tanto no Brasil quanto no exterior.

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Covid-19: Manaus tem 40 postos de vacinação nesta quinta e sexta

Postos funcionarão nesta quinta (23) e sexta-feira (24), das 9h às 16h. A lista com os endereços pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

22 de setembro de 2021

Cidade da Criança: obras perto do fim garantem entrega para outubro

O Parque Cidade da Criança ganhará um espaço conhecido como "instagramável", cenário elaborado especialmente para fotografia e interação criativa.

22 de setembro de 2021

PF investiga desvio de recursos públicos por fraude contra o INSS

Operação 'Falsum Captivi' apura fraudes na concessão de benefícios de auxílio-reclusão nos municípios de Itacoatiara e Manaus.

22 de setembro de 2021

Parque do Mindu recebe mais de 200 estudantes no Dia da Árvore

As crianças ainda participaram de um momento lúdico no anfiteatro do Parque do Mindu, com músicas e apresentações no final do passeio.

21 de setembro de 2021

Covid ainda deixa população insegura sobre permanência em locais fechados

Shoppings, cinemas e barzinhos ficaram quase um ano sem receber os clientes por causa da pandemia; RealTime1 quis saber se público já se sente seguro em ir a estes locais.

21 de setembro de 2021

Operação ‘Carga Pesada’ retorna para fiscalizar veículos irregulares

Carretas, caminhões, cavalos mecânicos, além de reboques, são alguns dos carros abordados pelas equipes de investigação durante a operação em ruas de Manaus.

21 de setembro de 2021

No Dia da Árvore, apenados do semiaberto plantam mudas no Parque Jefferson Péres

Ato simbólico do programa Trabalhando a Liberdade visa conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do resgate de valores.

21 de setembro de 2021

Posto de atendimento à mulher é inaugurado no 8º DIP, na zona Oeste

Unidade vai contar com uma psicóloga e uma assistente social para dar apoio a essa vítima. Dependendo do caso, podemos encaminhá-las para outros órgãos.

21 de setembro de 2021