quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Reforma tributária: plataforma da CBS começará a ser testada a partir de 1º de julho

COMPARTILHE

O governo federal inicia, a partir de 1º de julho, os testes do portal da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), novo imposto que irá substituir PIS, Cofins e IPI a partir de 2026.

O sistema faz parte da Reforma Tributária do Consumo e será o principal canal de comunicação entre os contribuintes e a Receita Federal no novo modelo de arrecadação.

A plataforma está sendo desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Receita e contará, nesta primeira etapa, com a participação de 66 empresas.

A expectativa é que até o fim de 2025 cerca de 500 empresas integrem o projeto-piloto, testando as funcionalidades do sistema para que ajustes possam ser feitos antes da implantação definitiva.

Além da CBS, a reforma também prevê a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará ICMS e ISS. A gestão do IBS ficará a cargo de um Comitê Gestor, com previsão de integração tecnológica ao portal da CBS.

O novo sistema poderá ser acessado por meio do Gov.br e oferecerá ferramentas como simulações, apuração assistida, calculadora tributária e área exclusiva para administradores.

A plataforma também permitirá a integração direta com os sistemas internos das empresas em um ambiente seguro, baseado em nuvem soberana.

O portal terá capacidade de processar até 10% mais transações que o Pix e lidar com arquivos até 150 vezes maiores. As APIs para conexão com os sistemas empresariais serão gratuitas.

A fase de testes é considerada como essencial para garantir que o novo modelo funcione de forma eficiente e segura a partir da data oficial de adoção da CBS, em 2026.

Leia Mais:

COMPARTILHE