fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Wilson ingressa com mais uma Adin no STF contra decreto de Bolsonaro

Desta vez, o governador do AM vai buscar reverter os efeitos que prejudicam o polo de concentrados da Zona Franca de Manaus, que teve o IPI zerado no decreto de 28 de abril.

2 de maio de 2022

Compartilhe

Governador comentou o assunto enquanto vistoriava o início das obras do Asfalta Manaus (Foto: João Luiz Onety/ RealTime1)

O governador Wilson Lima (UB) afirmou, na manhã desta segunda-feira (2), que irá ingressar com mais um Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez, para reverter os efeitos de um novo decreto federal, que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) do polo de concentrados. O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou o documento na calada da noite do dia 28 de abril, ameaçando, mais uma vez, inúmeros empregos no Amazonas.

Wilson garantiu que ingressará com a Adin ainda nesta manhã. O governador também falou que se a ação for julgada pelo ministro André Mendonça, relator do primeiro documento protocolado pelo Estado, ele irá tentar convencer o magistrado da importância do modelo econômico para o Amazonas.

“Estou esperando pra ver quem vai ser o relator, provavelmente será o ministro André Mendonça. Se assim acontecer, eu já irei marcar uma audiência pra levar toda nossa equipe técnica para sensibilizá-lo da importância que tem a Zona Franca de Manaus para o Amazonas na geração de emprego e renda”, disse.

Mais uma vez, o governador afirmou que o momento exige serenidade até que uma solução seja encontrada.

“Eu vou continuar trabalhando para gente reverter o decreto ou qualquer medida que possa ameaçar a competitividade da Zona Franca de Manaus. Estou buscando todas as alternativas para encontrar a melhor estratégia e reverter isso”, disse Wilson Lima, frisando ainda que tem conversado constantemente com integrantes do Ministério da Economia..

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022