fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Vereadores divergem sobre culpa de Bolsonaro no enfraquecimento da ZFM

Nesta terça, 16 vereadores discursaram sobre os decretos que minam a competitividade da Zona Franca de Manaus. Entretanto, a Casa não mostrou unidade nas críticas.

3 de maio de 2022

Compartilhe

Na sessão desta terça, os vereadores divergiram sobre a culpa de Bolsonaro no enfraquecimento da ZFM. (Foto: Divulgação)

Diferente do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que fez duras críticas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, e ao presidente Bolsonaro (PL) por causa dos recentes decretos que ‘ferem de morte’ a Zona Franca de Manaus (ZFM), vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) divergem sobre o assunto. Na manhã desta terça-feira (3), parte dos vereadores decidiu poupar Bolsonaro da responsabilidade na edição dos decretos e apontar a artilharia contra Guedes.

Assumindo que votou em Bolsonaro e que ainda mantém afinidades com o presidente, o vereador Caio André (PSC) reconheceu que a redução em 35% da alíquota do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e o decreto que zerou o IPI dos concentrados são prejudicais ao Amazonas.

O discurso do vereador teve 15 interferências. Os vereadores Mitoso (PTB), Elan Alencar (Pros), Peixto (PTC) e Eduardo Alfaia (PMN) não responsabilizaram Bolsonaro pela edição dos decretos. Assim como Caio, os quatro vereadores se assumiram bolsonaristas e, ao invés de criticar o presidente, preferiram hostilizar Paulo Guedes pelas medidas contra a ZFM.

Os vereadores Rodrigo Guedes (Republicanos), Sassá da Construção Civil (PT) e Allan Campelo (PSC) foram mais incisivos e responsabilizaram diretamente o presidente Bolsonaro pelos dois decretos que minam as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus.

Prefeito chamou Guedes de ‘imbecil’

Ontem (2), durante visita ao bairro Alvorada, David Almeida afirmou que as tentativas de diálogo já de esgotaram e que nesse momento só resta a judicialização. O prefeito chegou a chamar Guedes de “imbecil”.

“Quem poderia reverter os efeitos negativos, já teria feito se quisesse. Tem gente que é contra a Zona Franca e quer se eleger para acabar com ela. Não tem papo, não tem diálogo, é Justiça, porque se eles quisessem mudar, já tinham mudado”, disse, sem mencionar o nome de Bolsonaro.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que Wilson Lima se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

O ex-secretário de Segurança Pública do Amazonas concedeu entrevista à TV RealTime1 e falou sobre os planos que apresentará em Brasília caso seja eleito deputado federal.

26 de maio de 2022