fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

A redução de 35% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) começa a valer no domingo, dia 1º de maio. A medida, determinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) por meio do decreto nº11.055, publicado na quinta-feira (28/4), inclui os itens produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM), refletindo em perda de competitividade produtiva para as indústrias que operam em Manaus em relação às que produzem em qualquer outro estado.

O decreto nº11.055 ampliou a redução da alíquota, para alguns produtos elevando para 35%, e manteve outros no corte de 25% determinado em decreto anterior. Os itens produzidos pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) estão inclusos nas duas reduções. As medidas entram em vigor e ameaçam a continuidade do modelo ZFM.

Entre os itens fabricados na Zona Franca que continuarão com corte de 25% do IPI estão aparelhos de ar-condicionado, aparelhos de barbear, aparelhos de som para automóveis, aparelhos de TV, artigos de joalheria e outros metais preciosos, bicicletas, consoles e máquinas de videogame, fitas impressoras, fornos de micro-ondas, modems, motocicletas e partes, placas-mãe, preparações não alcoólicas para refrigerantes, receptores e decodificadores integrados, relógios de pulso, smartphones e telefones celulares.

Também estão na lista de exceção do novo decreto bens específicos fabricados no PIM como rolos de policloreto de vinila, retificadores, acumuladores elétricos e seus separadores, circuitos impressos com componentes elétricos ou eletrônicos, outros suportes ópticos, câmeras de televisão ultrarrápidas e monitores para máquina de processamento de dados.

O Ministério da Economia não detalhou quais produtos – que respondem por 24% do faturamento do polo industrial de Manaus – terão suas alíquotas de IPI reduzidas em 35%.

Indústrias e empregos em risco

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, explica que a redução linear da forma que foi trabalhada e imposta põe em risco a permanência das fabricantes que produzem no PIM. Isso porque a medida além de favorecer a importação, deixando de incentivar a geração de empregos, torna a produção fora do Amazonas mais vantajosa em termos de custos.

“Não somos contra a redução dos impostos para quem produz e gera empregos aqui. Mas a redução linear da forma como foi colocada favorece o importado e a indústria que hoje produz aqui na ZFM está fazendo contas para ver se vale a pena continuar produzindo aqui nessa insegurança jurídica, nessa falta de previsibilidade, nesses riscos trabalhistas que nosso amiente oferece ou se é melhor exportar para o Brasil”, disse.

“É um descaso e pouco caso o que o ministro Paulo Guedes faz conosco”, completou Périco.

Texto: Priscila Caldas

Veja mais vídeos

Novas espécies de peixes da Amazônia já são descritas sob ameaça de extinção

As espécies foram encontradas por uma equipe de cientistas no rio Juma, um afluente do rio Madeira, no Amazonas, entre os municípios de Apuí e Novo Aripuanã

Há 46 minutos 28 de maio de 2022

Flutuantes do Tarumã lembram um cenário da Manaus dos anos 20

Construções sobre rios fazem parte da paisagem de Manaus há muito tempo. Uma série de reportagens do Realtime1 mostra que essa tradição está viva no Rio Tarumã.

Há 11 horas 27 de maio de 2022

Quem é o Pedrinho tão cantado nas redes sociais no Brasil?

A ideia da música surgiu como piada interna da banda, ganhou uma base dançante e estourou no Instagram e no TikTok.

Há 15 horas 27 de maio de 2022

Audiovisual contrata 40% a menos com fim de editais e pandemia

Estudo Tela Amazônia identificou que a maioria das produtoras de audiovisual no Amazonas atua há dez anos no mercado e 98,4% estão formalizadas.

Há 16 horas 27 de maio de 2022

‘Marcha para Jesus’ vai alterar trânsito em Manaus neste sábado

Agentes do IMMU estarão posicionados para monitorar o fluxo nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto.

Há 18 horas 27 de maio de 2022

‘Catastrófico’, cita Sefaz sobre projeto que unifica ICMS em 17%

Secretário da Sefaz afirma que caso projeto de unificação do ICMS em 17% seja sancionado, arrecadação estadual terá perda de R$ 1 bilhão ao ano, afetando serviços à população

Há 19 horas 27 de maio de 2022

Disputa ao Senado: ‘Arthur já passou da fase dele’, avalia Delegado Costa e Silva

Pré-candidato à deputado federal, Delegado Costa e Silva (PL-AM) avalia cenário político e diz se orgulhar de nunca ter estourado escândalo político envolvendo Bolsonaro.

Há 21 horas 27 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

Há 21 horas 27 de maio de 2022

Reserva Adolpho Ducke inaugura Casa de Borboletas no próximo domingo (29)

A inauguração será a partir das 10h da manhã. No local também há um jardim ornamentado com plantas nativas da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Há 23 horas 27 de maio de 2022

Pessoas com deficiência terão acesso gratuito ao Festival de Parintins

Para assistir o Festival é necessário solicitar um credenciamento, as inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho, de forma on-line ou presencial.

Há 24 horas 27 de maio de 2022

Mais velho do mundo, venezuelano completa 113 anos hoje

Mora se tornou a pessoa mais velha do mundo depois que Saturnino de la Fuente Garcia, nascido em 11 de fevereiro de 1909 na Espanha, morreu em janeiro com 112 anos.

Há 1 dia 27 de maio de 2022

‘Ele foi covarde e pequeno como sempre é’, diz Marcelo sobre Lira

Marcelo Ramos afirmou que sua saída do cargo de vice-presidente da Câmara foi uma questão política motivada pela ira de Bolsonaro e subserviência de Arthur Lira.

Há 2 dias 26 de maio de 2022