fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Pesquisas mostram Amazonino Mendes e Wilson Lima no segundo turno

No entanto, caso Amazonino não consiga viabilizar seu nome para a disputa, seus votos podem ser deslocados e viabilizariam um confronto direto entre Wilson e Eduardo Braga.

13 de abril de 2022

Compartilhe

Wilson e Braga podem se enfrentar diretamente no segundo turno das eleições (Foto: Reprodução)

Pesquisas realizadas no Amazonas para o governo do Estado nos últimos dois meses apontam Amazonino Mendes (Cidadania) e Wilson Lima (União Brasil) como os candidatos que devem disputar o segundo turno das eleições deste ano.

No entanto, Amazonino, que lidera as pesquisas de opinião, precisa ainda superar a disputa interna dentro do PSDB, com quem o Cidadania deve formar Federação, e que tem os nomes do senador Plínio Valério e da reitora da Fametro, Maria do Carmo Seffair Lins, lançados publicamente para a disputa.

Caso Amazonino não consiga viabilizar sua candidatura e desista da disputa – o que não é improvável – a pergunta que fica é: Para onde iriam os cerca de 550 mil votos, em média, das intenções de votos para Amazonino captadas pelas pesquisas até agora?

O deslocamento dos votos, segundo analistas políticos, seriam distribuídos para todos os outros candidatos, inclusive para eleitores indecisos, votos nulo e em branco, viabilizando assim a disputa entre o governador Wilson Lima, que tenta a reeleição e o senador Eduardo Braga (MDB).

“Ele [Amazonino] tem possibilidades, mas certeza nenhuma. Caso ele não consiga sair candidato, o segundo turno seria entre Wilson Lima e Braga (MDB)”, avaliou um dos analistas.

O RealTime1 avaliou quatro pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Perspectiva, Pontual, Iveritas e Real Time Big Data.

Neste cenário, caso Amazonino não conseguisse oficializar a candidatura e se a eleição fosse hoje, o atual governador abriria vantagem, já que aparece com uma média de quatro pontos percentuais sobre Braga em todas as pesquisas analisadas.

O resultado favorável a Wilson Lima seria reflexo das ações do Governo do Estado nas áreas sociais e de infraestrutura. Principalmente nos municípios do interior do Estado.

O eleitorado

A pesquisa realizada pela Perspectiva foi registrada no TSE sob o número AM-00400/2022, no dia 23 de fevereiro. O instituto entrevistou 3.600 eleitores, divididos entre Manaus e mais 20 cidades do interior.

A Pontual Pesquisas, com registro AM-07769/2022 datado de 13 de março. Foram ouvidas 2.240 pessoas da capital e de outros nove municípios do estado.

O Instituto Iveritas registrou no dia 24 de março o seu levantamento feito em m Manaus e mais 13 municípios do estado do Amazonas. Nesta pesquisa, sob o nº AM-06793/2022 no TSE, foram entrevistados 6.073 eleitores.

No dia 3 de abril, o Real Time Big Data registrou a pesquisa de número AM-06436/2022. Questionando 1.200 eleitores, o instituto não informou se o levantamento também foi feito em outras cidades do Amazonas, além de Manaus.

Especialistas já alertaram quanto ao universo dos municípios abrangidos pela pesquisa. Segundo eles, quanto maior a abrangência, melhor será a qualidade do resultado final, eliminando, assim, a concentração de possíveis currais eleitorais. Seja do candidato A ou B.

Da Redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022