fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

PSDB-AM pode implodir se faltar acordo entre Arthur e Plínio, diz analista

Crise interna veio a público e afeta indicação de nome para disputa ao Governo do Amazonas. Plínio é pré-candidato pelo partido, mas Arthur quer indicar Amazonino.

8 de abril de 2022

Compartilhe

Embate no PSDB-AM entre Arthur e Plínio Valério "saiu do controle", de acordo com cientista político (Foto: Reprodução)

Na disputa pelo Governo do Amazonas, o PSDB-AM corre o risco de implodir sem um consenso entre as principais forças internas da legenda no momento: o senador Plínio Valério e Arthur Neto, ex-prefeito de Manaus. A análise é do cientista político Breno Rodrigo de Messias Leite.

Para Leite, é natural haver divergências dentro de partidos políticos, mas quando essas diferenças saem do âmbito interno e chegam ao conhecimento público, significa que a crise é séria. Segundo o cientista político, Arthur e Plínio falharam em manter o problema “dentro de casa” e para evitar a implosão regional do PSDB precisarão chegar a um acordo.

“O Arthur Neto já é uma liderança do PSDB do Amazonas, foi fundador do partido. O Plínio Valério se manteve por muito tempo no cenário municipal, mas hoje já é relevante em nível nacional, dá entrevista para grandes veículos de comunicação, está construindo um nome de destaque nacional. É natural que seja uma voz dentro do PSDB que não concorde com algumas coisas com o Arthur, mas quando a crise chega ao conhecimento do público, ela já saiu do controle, pode dividir a militância, implodir o partido. Eles vão ter que chegar a um acordo”, defende Breno Messias.

No momento, Plínio Valério é pré-candidato ao Governo do Amazonas e garante que irá presidir no Estado a federação recém-formada entre PSDB, UB, MDB e Cidadania. Arthur Neto, por sua vez, diz que não larga a mão de Amazonino Mendes (Cidadania), que já foi adversário do tucano. “Ser adversário é natural na política e nesse meio, isso se resolve após uma boa conversa. Arthur e Amazonino ora se distanciaram e ora se aproximaram. Então, essa união é normal na política”, avalia o cientista político.

Maria do Carmo

Conhecida como empresária bem-sucedida, Maria do Carmo Seffair, esta semana, foi uma das novidades na disputa interna do PSDB-AM. Ela colocou seu nome à disposição do partido na última terça-feira (5).

Na avaliação de Breno Messias, novos nomes são sempre bem-vindos e saudáveis para a nova política. “É sempre bom que as pessoas façam parte da política em algum momento”, reforça.

Mas, ele alerta que os novatos na política costumam enfrentar muita resistência nos bastidores.

“A política é um clube fechado e pode ser cruel com quem é novo. É preciso ver como a empresária vai transitar dentro do PSDB. É preciso ter cautela com a sensação de que ser bem-sucedido no mundo empresarial significa ter sucesso na política. Embora o eleitor goste de pensar assim, necessariamente não é assim que acontece”, explica.

Texto: Emerson Medina

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro aproveita ato religioso para comentar questão do IPI da ZFM

O presidente insiste em dizer o Amazonas não terá prejuízos com os decretos que foram assinados por ele a partir de fevereiro deste ano. Especialistas asseguram o contrário.

28 de maio de 2022

Alfredo Nascimento passa despercebido na agenda de Bolsonaro no AM

O ex-ministro dos Transportes é presidente do PL - mesma leganda do presidente - no Amazonas. Ao contrário de muitos, não teve destaque na agenda presidencial deste sábado.

28 de maio de 2022

‘Marcha’ inicia após Bolsonaro reunir com evangélicos no Teatro Amazonas

Esta é a primeira vez que o presidente vem ao Amazonas após assinar decretos que tiram a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM); aliados acompanham agenda.

28 de maio de 2022

Omar Aziz aprova repasses de mais de R$ 38 mi a sete municípios

Os repasses foram destinados a melhorias nas áreas da saúde, educação, infraestrutura e assistência social nas cidades de Envira, Ipixuna, Guajará, Itamarati, Eirunepé.

28 de maio de 2022

Seminário aborda importância de mais participação da mulher na política

Apesar de as mulheres representarem mais de 50% do eleitorado e da população do País, o Brasil ocupa a 143ª posição entre 193 países em participação de mulheres na política.

28 de maio de 2022

Wilson Lima recepciona Bolsonaro e comitiva em Manaus

Wilson Lima recebeu Bolsonaro, que chega à capital para participar da Marcha Para Jesus, evento organizado pelas igrejas evangélicas, no estado.

28 de maio de 2022

Instituto Datafolha aponta que eleitores confiam na urna eletrônica

Pesquisa divulgada neste sábado (28), aponta que 73% dos eleitores confiam nas urnas eletrônicas usadas nas eleições do país. Enquanto 24% disseram não confiar.

28 de maio de 2022

Senado acompanhará investigação da morte de Genivaldo em ato policial

Senadores querem acompanhar as medidas adotadas pelas autoridades nas investigações sobre a morte de Genivaldo de Jesus, ocorrida durante ação da Polícia Rodoviária Federal.

28 de maio de 2022