fbpx

domingo, 28 de novembro de 2021

CPI da AM Energia começa a analisar ocorrências de consumidores

O presidente da CPI da Amazonas Energia, deputado Sinésio Campos, disse que vai escolher um dia na semana para analisar casos concretos de abusos com os consumidores.

3 de novembro de 2021

Compartilhe

Ações da Amazonas Energia serão observadas pela CPI (Foto: Reprodução)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) começa nesta quinta-feira (4) a analisar casos de irregularidades e abusos cometidos pela Amazonas Energia com consumidores.

A comissão, que inicialmente estava focada em ouvir órgãos que recebem denúncias, agora passa a escolher um dos três dias de trabalho (terça, quarta ou quinta-feira) para dedicar à apuração de casos concretos.

O presidente da CPI, deputado Sinésio Campos (PT) explicou ao RealTime1 que a prática será rotina dentro dos trabalhos da comissão, pois será uma forma de somar com as informações dos órgãos que estão sendo ouvidos.

”Todo tipo de desmando e abuso que é cometido por essa empresa, nós vamos escolher um dia na semana. Se você filmou algum caso impactante, a CPI vai ouvir, porque isso passa a ser uma forma de identificarmos uma média de 90% de casos que não foram registrados nem no Procon, nem em nenhum outro órgão fiscalizador”, disse o parlamentar.

Um dos primeiros casos a serem analisados será o do senhor Wenceslau Botelho, que mora no bairro Nova Esperança, zona oeste da capital. O morador registrou, neste fim de semana, a ação dos funcionários da concessionária que teriam subido em sua residência sem pedir autorização. Veja:

Sobre o caso, Sinésio disse que o resultado poderia trazer consequências danosas para ambas as partes.

“Quando o dono da casa quando chegou, perguntou o que ele [funcionário da Amazonas Energia] estava fazendo lá. Se estivesse armado, por exemplo, poderia achar que era um ladrão e tirar a vida daquele funcionário da empresa”, observou o deputado.

CPI da Amazonas Energia

A CPI da Amazonas Energia teve início no dia 19 de outubro após idas e vindas junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A comissão foi instaurada no dia 02 de setembro, no entanto foi derrubada no dia 4 do mesmo mês. Durante plantão judicial, o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil decidiu suspender os trabalhos alegando que o requerimento que deu origem à CPI era genérico. No dia 11 de outubro o desembargador Paulo Lima, do TJAM, derrubou a decisão após mais de um mês da Procuradoria-Geral da Aleam ter protocolado um recurso para derrubar a liminar.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Câmara deve votar PEC de incentivos à tecnologia na terça

A Proposta de Emenda à Constituição 10/21 mantém incentivos tributários para empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) e de semicondutores.

27 de novembro de 2021

Lira diz que Câmara está pronta para agir contra nova variante

Deputado afirmou que a Câmara estará pronta para responder, caso seja necessário adotar novas medidas de enfrentamento à nova variante do coronavírus, a Ômicron.

27 de novembro de 2021

Wilson Lima iniciou entrega do Auxílio Permanente em Maués e Parintins

No total, o Governo do Estado já levou a ajuda financeira para 20 cidades do interior. Em todo o estado, mais de 140 mil cartões já foram entregues.

27 de novembro de 2021

CPI da Covid: PGR envia ao STF dez medidas a serem adotadas após relatório

Os senadores do G7 - grupo majoritário da CPI - entregaram o relatório a Aras no dia 27 de outubro, um dia após o encerramento dos trabalhos da comissão.

27 de novembro de 2021

Bolsonaro: quem viajar da Argentina para o Brasil pode ter quarentena de 4 dias

Presidente diz que para quem viaja da Argentina de carro para o Brasil não há problemas. No entanto, quem viajar de avião tem que ficar quatro dias em quarentena.

27 de novembro de 2021

Coari: Justiça libera entrega de cartões do Auxílio Estadual e cestas básicas

No último dia 20, populares se revoltaram com o ex-prefeito de Coari, Adail Filho, após a juíza da eleição suplementar, Mônica do Carmo, ter proibido a entrega dos cartões.

26 de novembro de 2021

‘Dinheiro pro espaço’: Aleam compra direito de uso em satélite

Mesmo diante de uma grave crise econômica, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade não tem feito esforços para poupar o erário público.

26 de novembro de 2021

Plínio vota em Eduardo Leite e descarta Arthur Neto nas prévias do PSDB

'Manda quem tem mandato. E eu tenho', diz Plínio sobre disputa com Arthur. Avalia disputar a eleição para o Governo, mas não conta com a garantia de apoio do ex-prefeito.

26 de novembro de 2021