fbpx

segunda, 08 de agosto de 2022

Primeira reunião da CPI da Amazonas Energia é marcada para dia 19

Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, que havia sido suspensa em setembro, teve sua continuidade autorizada pela Justiça nesta segunda-feira.

13 de outubro de 2021

Compartilhe

Concessionária de energia é acusada de realizar cortes no fornecimento de inadimplentes sem comunicá-los antecipadamente (Foto: Reprodução)

O deputado estadual Sinésio Campos (PT) definiu para a próxima terça-feira (19) a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia. O parlamentar se reuniu na manhã desta quarta-feira (13) com os membros da comissão para definir como será a estratégia de trabalho para investigar supostas irregularidades cometidas pela concessionária.

Sinésio, que é presidente da CPI, destacou que o povo terá prioridade no que se refere a obtenção de informações para munir os membros da comissão, essa é a primeira estratégia de trabalho.

”Queremos primeiro ouvir, já na terça-feira, a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal. Esses órgãos têm departamentos que tratam da defesa do consumidor e terão oportunidade de encaminhar as denúncias que chegam até eles. Primeiro vamos coletar o que eles têm e depois convocar a empresa, a Aneel e tomar outras providências”, afirmou o presidente

Sinésio afirmou ainda que nesta primeira reunião deverá propor o calendário das reuniões, oitivas e encaminhamentos. O parlamentar disse ainda que espera que tudo seja resolvido no prazo legal. ”Queremos que essa CPI trabalhe sem ser necessário a prorrogação de prazo, até porque a sociedade tem pressa e aguarda uma solução para descaso com que essa empresa vem causando danos e prejuízos à sociedade”, disse.

Durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Álvaro Campêlo comentou a decisão do TJAM e repudiou os trabalhos da Amazonas Energia no último domingo (10) no bairro Parque 10 de novembro, quando muitos carros da concessionária, realizaram cortes e manutenção da rede elétrica.

”A empresa Amazonas Energia acha que o Amazonas é uma terra sem lei, eu tenho recebido denúncias de que a empresa tem feito cortes em dias que não é permitido isso, sextas, sábados, domingos, vésperas de feriado e feriados. O consumidor tem que ser avisado em um prazo de 15 dias antes do corte, mas a empresa não tem respeitado isso. Eu espero que essa CPI possa apurar esses desmandos e apurar essas irregularidades”, afirmou.

A CPI teve sua continuidade autorizada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) na última segunda-feira (11) após ter sido suspensa em caráter liminar pela Justiça em setembro por meio de uma liminar concedida pelo TJAM à Amazonas Energia. Na ocasião, os advogados da concessionária defendiam que os deputados teriam aberto uma investigação sem ter ”fato certo e determinado”.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Disputa para o Governo do AM tem recorde de mulheres para posto de vice

Anne Moura, Ana Milena, Cristiane Balieiro, Rita Nobre e Vera Castelo Branco disputam a vaga. A lista de candidatos inclui Michiles, Tadeu de Souza e o Engenheiro Machadão.

8 de agosto de 2022

Wilson e Braga terão 60% do tempo de propaganda na TV e no rádio

O tempo que cada candidato terá na propaganda eleitoral está relacionado ao tamanho da bancada eleita em 2018 para a Câmara dos Deputados e abrangência das alianças formadas.

8 de agosto de 2022

Wilson garante ter dado condições para novas matrizes econômicas no AM

O governador disse que os investimentos em gás natural e potássio têm avançado e que tem criado condições para desenvolver os novos mercados para reduzir dependência da ZFM.

8 de agosto de 2022

Confira os candidatos às eleições 2022 pelo MDB no Amazonas

O MDB aposta na candidatura de Eduardo Braga e Anne Moura ao Governo do Amazonas, além de apoiar a reeleição de Omar Aziz. 25 nomes concorrem à Aleam e nove à Câmara Federal.

8 de agosto de 2022

Das seis candidaturas ao Senado no Amazonas, apenas uma é feminina

Apesar de os partidos terem confirmados os nomes dos candidatos ao Senado em convenções partidárias, nenhuma candidatura foi registrada ainda oficialmente no TSE.

8 de agosto de 2022

PMB é o primeiro partido do AM a registrar candidaturas no TSE

Entre os 25 candidatos, cinco são ex-vereadores. A lista inclui ex-secretário, professores, empresários, militares, líderes religiosos, contador e digital influencer.

8 de agosto de 2022

Lula declara ao TSE patrimônio de R$ 7,4 milhões menor do que em 2018

O valor é inferior ao declarado por Lula em 2018, quando afirmou ter R$ 8 milhões –na época, ele teve a candidatura barrada pela Lei da Ficha Limpa.

8 de agosto de 2022

Justiça de São Gabriel da Cachoeira determina suspensão de shows

Shows de Barões da Pisadinha, Naiara Azevedo, Amado Batista e Anderson Freire em São Gabriel da Cachoeira está suspensão por liminar da Justiça do município.

8 de agosto de 2022