fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Carijó deixa o PSDB e deverá reforçar chapa de Amazonino em novo partido

Ex-prefeito de Manaus, Luiz Alberto Carijó deve ter o destino partidário ligado ao do ex-governador, que busca fechar uma chapa à Câmara antes de anunciar filiação.

22 de março de 2022

Compartilhe

Luiz Alberto Carijó estava na presidência do Diretório Municipal do PSDB e foi secretário extraordinário nas gestões de Arthur Neto na prefeitura de Manaus. (Foto: Reprodução)

O ex-prefeito de Manaus Luiz Alberto Carijó deixou o PSDB após dez anos de aliança com o presidente do partido no Amazonas, Arthur Virgílio Neto, e de quem foi ainda secretário extraordinário na gestão tucana de 2013 a 2020. Na carta em que pede a desfiliação, revelada nesta terça-feira (22), mas com data de sexta-feira passada, Carijó fala em “motivos pessoais” para deixar o partido, cujo diretório municipal era presidido por ele.

O destino político de Luiz Alberto Carijó deve estar atrelado ao do ex-governador Amazonino Mendes (sem partido), de quem foi sempre um aliado fiel. Foi pelas mãos de Amazonino que Carijó foi eleito prefeito-tampão em 2004 e o segundo vereador mais votado na eleição de 2008, quando o ex-governador se elegeu prefeito de Manaus pela segunda vez.

Amazonino Mendes anunciaria a filiação dele a um partido também na última sexta-feira, mas transferiu o anúncio para domingo e agora este evento está sem data certa. O RealTime1 apurou que a batida do martelo só será feita após a articulação política para a formação de uma chapa competitiva para deputados e esta chapa pode ser o destino de Carijó.

O destino provável de Amazonino, que deverá ser candidato ao Governo do Estado em outubro, é o Cidadania, que começou a receber aliados dele exatamente na última sexta-feira, como foi o caso do deputado estadual Wilker Barreto.

O ex-prefeito é auditor de rendas da Secretaria Municipal de Economia e Finanças, mas ficou licenciado durante a gestão de Arthur Neto para exercer o cargo de secretário extraordinário, um posto de articulação política.

O RealTime1 tentou falar com Carijó sobre o destino partidário dele, mas até o momento não obteve respostas. Assim que possível este texto será atualizado.

Texto: Gerson Severo Dantas

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022

Maria do Carmo é suplente de Arthur, mas corteja vaga de vice de Amazonino

Ex-pré-candidata ao Governo do Amazonas, Maria do Carmo confirma que é primeira suplente de Arthur ao Senado, mas se coloca como opção a vice de Amazonino.

26 de maio de 2022

Portela endossa discurso de Bolsonaro e questiona lisura das eleições

Novo vice da Câmara se alinha às manifestações de teor golpista do presidente que, sem prova ou indício relevante, tem levantado dúvidas sobre a lisura do sistema eleitoral

26 de maio de 2022

TCE-AM multa ex-presidente da Câmara de Beruri por falta de transparência

TCE-AM vê deficiências nos atos de transparência e descumprimento da Lei de Acesso à Informação e multa ex-gestor da Câmara de Beruri em R$ 14 mil.

26 de maio de 2022