fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Após decretos de Bolsonaro, prefeito desiste de coletiva de imprensa

Prefeito David Almeida desistiu de participar de coletiva, realizada na manhã desta sexta, evitando questionamentos da imprensa sobre os novos decretos que atingem a ZFM.

29 de abril de 2022

Compartilhe

(Foto: Divulgação)

Após a publicação de dois decretos do presidente Jair Bolsonaro (PL) que atingem a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM), o prefeito David Almeida (Avante) desistiu de participar de uma coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (29) para o lançamento do Festival ‘#SouManaus Passo a Paço 2022’.

A presença do prefeito estava confirmada na coletiva, que aconteceu no Casarão da Inovação Cassina, no Centro de Manaus, a partir das 10h. David Almeida chegou a aparecer no espaço pouco antes do início do evento, mas não ficou para participar da coletiva.

No evento, o subsecretário de comunicação, Jack Serafim afirmou que o prefeito não retornaria para conceder coletiva aos jornalistas. Com a desistência, David Almeida deixou de responder a questionamentos da imprensa sobre os novos decretos de Bolsonaro e evitou possíveis críticas ao presidente.

Apesar de ser ativo nas redes sociais, o prefeito também não se manifestou sobre o assunto por lá.

Decretos

Na noite de ontem (28), o presidente publicou um decreto que zera o IPI para concentrados. A medida atinge diretamente os empregos da ZFM, já que o Amazonas é o estado que centraliza a produção de concentrados – insumos utilizados na produção de refrigerantes, como extratos e aromatizantes.

Na manhã desta sexta (29), uma edição extra do Diário Oficial da União traz uma redução de 35% no IPI para todo o país, sem salvaguardar os itens produzidos na ZFM.

Os dois decretos atingem a Zona Franca de Manaus, que perde competividade, já que o modelo é baseado em incentivos fiscais.

Da redação

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022

Péricles minimiza destituição de cargo de Marcelo: ‘problema do Congresso’

O deputado Delegado Péricles, que agora integra o partido de Jair Bolsonaro, o PL, minimizou os efeitos da destituição de Marcelo Ramos (PSD) da vice-liderança da Câmara.

27 de maio de 2022

Pré-candidato do PL reconhece ‘deslizes’ do Governo Bolsonaro

O Delegado Costa e Silva, pré-candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido de Bolsonaro, falou ao RealTime1 sobre os planos para chegar à Câmara dos Deputados.

27 de maio de 2022

Omar diz que Amazonas precisa voltar a investir em programas sociais

A declaração do senador - que concorre à reeleição - aconteceu durante a prestação de contas que ele fez na noite desta quinta-feira (26), nas zonas Leste e Sul de Manaus.

27 de maio de 2022

Eleição Geral testará lei que combate violência política contra a mulher

Para acompanhar emprego da lei no pleito de outubro, o Comitê de Combate a Corrupção e Caixa 2 Eleitoral criou o grupo de mulheres de combate à violência política de gênero.

27 de maio de 2022

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022