fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

Empresários comemoram flexibilização: ‘comércio voltará a respirar’

A flexibilização, gradual, do comércio dará 'fôlego' às empresas e ao mesmo tempo, manterá os empregos. A medida foi anunciada pelo governador Wilson Lima nesta sexta (19).

19 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Lojas poderão atender presencialmente a partir de segunda-feira (22). (Foto: Reprodução)

Representantes do comércio do Amazonas consideram a flexibilização da atividade comercial como um avanço que aponta para a retomada das atividades em ritmo normalizado. Eles apostam na vacina como um recurso determinante na luta contra a Covid-19.

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL), Ralph Assayag, a flexibilização do comércio anunciada pelo governador Wilson Lima na tarde de sexta-feira (19) resultou de reivindicações feitas pelos empresários, contendo propostas de funcionamento, gradual, dos estabelecimentos.

“Fizemos uma reivindicação na terça-feira (16) e o governador acatou e adaptou alguns ajustes. Entendemos que o retorno das atividades deve ser por partes”, disse.

“A proposta teve como base dados da Fundação de Vigilância em Saúde e entendemos que a partir da vacinação e da redução dos índices de contaminação e de óbitos será possível trabalhar normalmente”, completou Assayag.

No caminho da normalidade

Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM), Aderson Frota, o anúncio de reabertura significa que o estado caminha para a normalidade. Porém, ele alerta que o momento ainda é preocupante e exige cuidados.

“Precisamos reconhecer que os números ainda são desfavoráveis e que as limitações hospitalares preocupam os gestores. É preciso cautela para não retrocedermos. O comércio voltará a ‘respirar’ e o mais importante é que os empregos serão mantidos”.

Alimentação fora do lar quer liberar coleta

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes-Seccional Amazonas (Abrasel-AM), Fábio Cunha, também considera a flexibilização como um avanço para o setor.

Apesar disso, ele informa que a associação solicitará ao governo ajustes antes da publicação do decreto, liberando a coleta de alimentos em balcão até às 22h.

“Tivemos avanço. Porém, a medida não contempla a todo o setor porque existem estabelecimentos que têm funcionamento somente à noite, como pizzarias e bares, por exemplo. Solicitaremos ajuste ao decreto para que a coleta em balcão seja liberada durante a noite, de forma que a medida seja justa e equilibrada”, disse o presidente.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Amazonas continua sem resposta com relação ao imposto das bicicletas

Na última terça-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu um prazo de 24 horas para dar uma resposta a sobre a redução no Imposto de Importação sobre bicicletas.

25 de fevereiro de 2021

Pandemia reduziu em quase 70% o número de voos para Manaus

Manaus teve queda de 69% no receptivo em janeiro de 2021, em relação a janeiro de 2020. Para Abear, menor fluxo de passageiros no aeroporto é reflexo da pandemia da Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Empresários: privatização desburocratiza Correios e traz eficiência

Representantes do comércio e da indústria acreditam que a privatização dos correios é sinônimo de melhoria de gestão e modernização nas etapas de trabalho a menor custo.

25 de fevereiro de 2021

Proposta prevê restituição do Imposto de Renda dez dias após entrega

De acordo com o autor do Projeto de Lei, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), a medida procura beneficiar contribuintes que perderam renda com a pandemia de Covid-19.

25 de fevereiro de 2021

Crédito e taxas de juros favorecem setor imobiliário na região Norte

Menor taxa de juros e crédito facilitado impulsionam mercado imobiliário no Amazonas e região Norte. Porém, aumento no preço do insumo e risco de desabastecimento preocupam.

25 de fevereiro de 2021

Suframa aprova projetos que somam R$ 1,8 bilhão em investimentos

Entre os projetos aprovados, estão nove de implantação e 23 de atualização, diversificação e ampliação. Expectativa de geração de empregos é de 1.297 postos de trabalho.

25 de fevereiro de 2021

Auxílio Emergencial: valores devem ser incluídos no Imposto de Renda

Contribuinte deverá declarar valores do benefício, caso tenha recebido, junto com o Auxílio Emergencial, outros rendimentos tributáveis em valor anual superior a R$ 22,8 mil.

25 de fevereiro de 2021

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021