fbpx

domingo, 28 de fevereiro de 2021

Governo do Amazonas autoriza reabertura de comércio e restaurantes

Comércio de rua poderá funcionar de segunda a sábado, no período de 9h às 15h. A reabertura dos shoppings vai das 10h às 16h. Restaurantes, das 6h às 14h.

19 de fevereiro de 2021

Compartilhe

O governador Wilson Lima anunciou a reabertura do comércio nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

O Amazonas terá nova fase de flexibilização do funcionamento dos serviços a partir de segunda-feira (21).

Um novo decreto foi anunciado pelo governador Wilson Lima (PSC), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o qual permitirá o funcionamento do comércio não-essencial com horário reduzido no período de segunda a sábado.

A circulação de pessoas permanece proibida das 19h às 6h.

Mudanças na reabertura

Os principais pontos alterados em relação ao texto anterior foram: a reabertura do comércio (lojas de todos os departamentos) das 9h às 15h. A modalidade funcionará também por delivery de 9h às 15h e drive thru dos produtos de 8h às 17h.

Os supermercados devem permanecer com o atendimento de 9h às 18h, e voltam a oferecer produtos de outros departamentos, como eletrônicos e eletrodomésticos, suspensos no decreto anterior.

Já os shoppings poderão receber os clientes das 10h às 16h. E também contarão com apoio do delivery de 8h às 17h e drive thru de 10h às 17h.

As praças de alimentação, assim como os restaurantes, deverão atender apenas 50% da capacidade, mantendo o distanciamento social entre as pessoas e o uso de máscaras.

O horário de funcionamento dos restaurantes, lanchonetes e afins deve ser de 6h às 16h. Com delivers até as 22h e drive thru até as 18h.

O atendimento ao público nas unidades de ensino deve respeitar o limite de 50% da capacidade de pessoas.

O setor da construção civil fica liberado para efetuar reformas em residências.

Por fim, as marinas poderão abrir apenas para serviços de manutenção.

Continuam fechados

O novo decreto mantém fechadas as academias, os centro de convenções e os bares que não possuam atividade de restaurante na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Os balneários, as barbearias e salões de beleza também estão proibidos de abrir as portas.

Responsabilidade

O governador Wilson Lima destacou a importância da atenção às medidas de segurança como responsabilidade individual. E salientou que, caso haja mudança no comportamento epidemiológico, poderá voltar atrás nas medidas de flexibilização.

“É responsabilidade de todo mundo. É responsabilidade do comerciante e também dos clientes para que a gente possa manter os ajustes de funcionamento das atividades”, disse Wilson Lima.

Fase vermelha

O Estado do Amazonas permanece em alerta. Apesar da redução dos casos e óbitos pela Covid-19, Manaus está na fase vermelha e o interior na fase roxa, que indicam altos níveis de transmissão do vírus.

O novo decreto foi resultado da negociação com os representantes dos segmentos econômicos.

Reportagem: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Inscrições gratuitas: Amom abre novo edital para vaga de R$ 2 mil

O candidato deve ter concluído o ensino médio ou superior, dependendo da vaga. Todos os procedimentos, desde a inscrição, provas e entrevistas serão de forma on-line.

28 de fevereiro de 2021

PGR pede impugnação da ação de partidos contra Conselho da Amazônia

O PT e o PSB alegaram que a nova constituição do Conselho da Amazônia seria uma tentativa do Governo Federal para interferir na autonomia dos governos estaduais da região.

27 de fevereiro de 2021

Lira quer reunião com governadores para discutir orçamento da União

O presidente da Câmara em Brasília convidou governadores a contribuírem na redação do Orçamento, ainda não aprovado na Casa, afim de mitigar problemas econômicos nos estados.

27 de fevereiro de 2021

Repetição de cargos na mesa diretora é inconstitucional, diz Aras

Na Assembleia Legislativa do AM, na última eleição da Mesa, a segunda vice-presidente, Mayara Pinheiro e o secretário-geral Delegado Péricles foram reconduzidos aos cargos.

27 de fevereiro de 2021

Enchente: Governo prevê anistia a dívidas de produtores com Afeam

Projeto de anistia a ser enviado à Aleam contempla produtores que foram atingidos pela enchente nas calhas dos rios Purus, Juruá e Madeira.

27 de fevereiro de 2021

Derrubada teto de gastos deve piorar o caos com a cheia no interior

Os municípios do interior do Amazonas se preparam para uma cheia histórica e podem ser os mais prejudicados caso haja aprovação do texto original da PEC Emergencial.

26 de fevereiro de 2021

Citando injustiça e ‘likes’, Marcelo Ramos defende PEC da Impunidade

Para Marcelo Ramos, quem é contra a PEC que limita as possibilidades de prisão de parlamentares age com 'absoluta injustiça' ao se referir ao texto como 'PEC da Impunidade'.

26 de fevereiro de 2021

Nas redes sociais, Jaiza Fraxe fala em vacina para animais domésticos

Essa e outras notícias na coluna TEMPO REAL do portal RealTime1: Informação com credibilidade sobre política e os últimos acontecimentos do Amazonas.

26 de fevereiro de 2021