fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Governo do Amazonas autoriza reabertura de comércio e restaurantes

Comércio de rua poderá funcionar de segunda a sábado, no período de 9h às 15h. A reabertura dos shoppings vai das 10h às 16h. Restaurantes, das 6h às 14h.

19 de fevereiro de 2021

Compartilhe

O governador Wilson Lima anunciou a reabertura do comércio nesta sexta-feira (Foto: Reprodução)

O Amazonas terá nova fase de flexibilização do funcionamento dos serviços a partir de segunda-feira (21).

Um novo decreto foi anunciado pelo governador Wilson Lima (PSC), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, o qual permitirá o funcionamento do comércio não-essencial com horário reduzido no período de segunda a sábado.

A circulação de pessoas permanece proibida das 19h às 6h.

Mudanças na reabertura

Os principais pontos alterados em relação ao texto anterior foram: a reabertura do comércio (lojas de todos os departamentos) das 9h às 15h. A modalidade funcionará também por delivery de 9h às 15h e drive thru dos produtos de 8h às 17h.

Os supermercados devem permanecer com o atendimento de 9h às 18h, e voltam a oferecer produtos de outros departamentos, como eletrônicos e eletrodomésticos, suspensos no decreto anterior.

Já os shoppings poderão receber os clientes das 10h às 16h. E também contarão com apoio do delivery de 8h às 17h e drive thru de 10h às 17h.

As praças de alimentação, assim como os restaurantes, deverão atender apenas 50% da capacidade, mantendo o distanciamento social entre as pessoas e o uso de máscaras.

O horário de funcionamento dos restaurantes, lanchonetes e afins deve ser de 6h às 16h. Com delivers até as 22h e drive thru até as 18h.

O atendimento ao público nas unidades de ensino deve respeitar o limite de 50% da capacidade de pessoas.

O setor da construção civil fica liberado para efetuar reformas em residências.

Por fim, as marinas poderão abrir apenas para serviços de manutenção.

Continuam fechados

O novo decreto mantém fechadas as academias, os centro de convenções e os bares que não possuam atividade de restaurante na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Os balneários, as barbearias e salões de beleza também estão proibidos de abrir as portas.

Responsabilidade

O governador Wilson Lima destacou a importância da atenção às medidas de segurança como responsabilidade individual. E salientou que, caso haja mudança no comportamento epidemiológico, poderá voltar atrás nas medidas de flexibilização.

“É responsabilidade de todo mundo. É responsabilidade do comerciante e também dos clientes para que a gente possa manter os ajustes de funcionamento das atividades”, disse Wilson Lima.

Fase vermelha

O Estado do Amazonas permanece em alerta. Apesar da redução dos casos e óbitos pela Covid-19, Manaus está na fase vermelha e o interior na fase roxa, que indicam altos níveis de transmissão do vírus.

O novo decreto foi resultado da negociação com os representantes dos segmentos econômicos.

Reportagem: Giovanna Marinho

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Recado antidemocrático de Braga Netto era para STF e não para Lira

Na semana passada, a manchete do Estadão mostrou um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, condicionando às eleições a aprovação do voto impresso.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021

Bolsonaro oficializa mudanças no ministério com Centrão na Casa Civil

Com Ciro Nogueira na Casa Civil, presidente devolve o Centrão à cozinha do Palácio do Planalto, com poder para liberar verbas públicas e fazer nomeações.

28 de julho de 2021

Parecer da Câmara indica que Bolsonaro mentiu sobre teto mínimo do Fundão

O parecer foi solicitado pelo deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) e é assinado pelo consultor da Câmara com base em duas leis sobre o assunto.

28 de julho de 2021

Bolsonaro ignora Mourão e Lula procura por vice para ‘dormir tranquilo’

A relação azeda entre Bolsonaro e Hamilton Mourão coloca a vaga de vice-presidente à disposição na tentativa de reeleição em 2022.

28 de julho de 2021