fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Crise do IPI: ‘Mesmo que governo volte atrás, o dano já está feito’

Para o advogado tributarista Farid Mendonça Júnior, a desconfiança de empresários com relação a possíveis novos golpes contra a ZFM pode impedir a atração de investimentos.

8 de março de 2022

Compartilhe

Economista e advogado tributarista Farid Mendonça Júnior falou ao RealTime1 (Foto: Reprodução)

Mesmo que o governo federal volte atrás e restaure as vantagens competitvas da Zona Franca de Manaus (ZFM) em relação ao Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a decisão de reduzir as alíquotas do tributo vão continuar a assombrar a atratividade do modelo. A avaliação é do economista e advogado tributarista Farid Mendonça Júnior.

Em entrevista ao RealTime1, ele explica que a medida afeta diretamente a segurança jurídica da ZFM, que possui benefícios fiscais garantidos na Constituição Federal. Segundo Farid, a desconfiança dos investidores com relação a possíveis novos golpes contra o modelo, podem impedir a atração de investimentos.

“Mesmo que o governo volte atrás, o dano já está feito. Se, por acaso, vier uma luz na cabeça das autoridades e elas decidam exepcionalizar os produtos da Zona Franca de Manaus, restaurando a situação anterior ao decreto, nós já tivemos um dano. E este dano se chama insegurança jurídica. Quem disse que não vai acontecer de novo? São questionamentos que os investidores irão fazer. Quando empresários querem investir, uma das perguntas mais feitas aos consultores é sobre a história do modelo. E eles vão ver esse golpe fatal que o governo federal desfechou”, comentou.

Além disso, Farid também ressaltou a característica superavitária da Zona Franca de Manaus em relação à arrecadação de impostos federais.

“De tudo que se arrecada na Zona Franca de Manaus, mais de 70% vai para a União. Nós ficamos com menos de 30% do que se arrecada em tributos federais. Ou seja, o estado do Amazonas é um exportador líquido de tributos. Contribuímos mais com o governo federal do que o governo federal contribui com a gente”, finaliza Farid.

Confira a entrevista na entrevista na íntegra:

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia & Negócios

Saiba avaliar os custos envolvidos na compra da casa própria

Os gastos com a casa própria vão além do financiamento e precisam constar do planejamento, incluindo os gastos fixos mensais com água, luz, gás e internet.

28 de maio de 2022

Em Manaus, empresa oferta vagas de emprego na área da Segurança

A empresa não recebe currículos por e-mail ou contato telefônico e a candidatura é feita somente online, por meio de um perfil na rede social LinkedIn.

28 de maio de 2022

Fapeam inscreve propostas de CT&I em editais de R$ 25 milhões

Sete editais da Fapeam buscam o desenvolvimento de diversas cadeias produtivas do Estado com incremento da Ciência, Tecnologia e Inovação e recursos que somam R$ 25 milhões.

27 de maio de 2022

Programa Manaus + Agro contempla 70 produtores no ramal do Brasileirinho

Produtores rurais da região receberam alevinos, sementes e kits de agricultura familiar. Além disso, foram entregues 10 toneladas de ração para avicultores e piscicultores.

27 de maio de 2022

Ipea: Uma a cada quatro pessoas poderia trabalhar remotamente

Maioria dos trabalhadores que poderiam exercer atividades remotas é mulher (58,3%); branca (60%); com nível superior completo (62,6%); e tem idade entre 20 e 49 anos (71,8%).

27 de maio de 2022

Fundador do Grupo Digitron, Sung Un Song é o Industrial do Ano 2022

Título será concedido nesta sexta pela Fieam. Também serão homenageados os industriais Irani Bertolini e Gilberto Novaes e a empresa maior exportadora de 2021, a Recofarma.

27 de maio de 2022

Havan inaugura primeira megaloja em Manaus no dia 25 de junho

Nova Havan estará em anexo ao Shopping Manaus Via Norte. De acordo com a rede varejista, serão geradas 150 novas vagas de emprego diretos e cerca de 650 indiretos na capital.

27 de maio de 2022

5G poderá ser o ‘divisor de águas’ para a indústria do PIM, avalia Cieam

Segundo avaliação de representantes do setor, a nova tecnologia, caso implantada de forma satisfatória, poderá proporcionar agilidade ao processo produtivo, ao operacional.

27 de maio de 2022