Constantes ataques, por parte do governo federal, ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) põem em risco a manutenção de empresas, empregos e ainda, a manutenção da Floresta Amazônica em pé. O cenário preocupa representantes dos segmentos de meio ambiente, assim como parlamentar.
O superintendente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana, destaca que a preservação do meio ambiente é uma das contrapartidas para a instalação e operação das fábricas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Porém, as incansáveis investidas do governo federal em reduzir incentivos fiscais de setores produtivos instalados no parque fabril põem em risco a continuidade das fábricas em Manaus e podem, a longo prazo, representar o redirecionamento dos trabalhos ao setor primário e elevar os índices de desmatamentos.
“Uma eventual extinção ou redução do PIM pode gerar gravíssimas consequências do ponto de vista do desmatamento e da destruição ambiental na região. Torcemos para que o governo federal reverta essa decisão de golpe de enfraquecimento à ZFM”, disse Viana.
Segundo o deputado Serafim Corrêa (PSB), se medidas como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) continuarem sendo deferidas pelo governo federal, no mesmo ritmo, as fabricantes deixarão o PIM, ocorrerão desempregos e a população precisará se ocupar em outras atividades. Ele afirma que o principal afetado será o interior do estado.
“Se medidas semelhantes a essa (decreto do IPI) continuarem a ser tomadas o que vai acontecer é o esvaziamento do PIM e se isso acontecer, as pessoas terão que viver de alguma coisa, e caindo a receita, arrecadação, isso tudo vai remeter para a diminuição dos recursos das prefeituras que são os principais empregadores no interior do estado. Nessas condições corremos o risco sim de começar a caminhar por outros caminhos e isso será ruim”, explicou o parlamentar.
Texto: Priscila Caldas
Com o auxilio do Idesam da embalagem à logistica, produtores locais conseguem lançar seus produtos no mercado nacional.
O foco da 'Raízes da Amazônia' é tornar as comunidades sustentáveis com a produção de produtosque já existem no local.
A tecnologia que reconhece a idade e gênero de compradores pode ser um aliado direto no aumento das vendas diárias.
O equipamento do INDT com captura imagens, pode gerenciar a performance e qualidade na produção industrial.
O eventou surpreendeu as expectativas dos organizadores e além do grande público, recebeu represantantes de bancos internacionais .
As criptomoedas usadas para comprarem NFTs perderam valor desde janeiro de 2022 em meio ao ciclo de alta de juros por parte dos bancos centrais das principais economias.
Os interessados devem cumprir alguns requisitos como: ter interesse em aprender e/ou trabalhar com tecnologia e ter um dispositivo com acesso à internet.
Segundo relatos, o menino acabou acionando a marcha em uma confusão com os botões e atingiu uma BMW.
Segundo a empresa, a ‘segurança de menores’ continua sendo a principal razão para a derrubada de vídeos.
A pesquisa contou com 2 mil entrevistas em todas as regiões do Brasil. O oceano é responsável por cobrir mais de 70% da área do planeta.