quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Reunião para 'trégua' entre os três poderes é remarcada para semana que vem

A reunião para selar a paz entre os três poderes deveria ter ocorrido no dia 14 de julho, mas por conta de um problema de saúde de Bolsonaro precisou ser adiada.
COMPARTILHE
três poderes

Na busca pela paz e harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve se reunir na próxima semana com os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

A tentativa de estabelecer uma trégua ocorre semanas após o presidente da República chamar o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, de “idiota” e “imbecil” e atacar diretamente o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL). Bolsonaro chegou a afirmar também que sem voto impresso as eleições de 2022 não seriam realizadas, atacando também o ministro do STF, Alexandre de Moraes, relator do inquérito dos atos antidemocráticos.

A reunião que deve selar a paz entre os poderes já havia sido adiada, quando Bolsonaro precisou ser internado por problemas intestinais. Ele já havia conversado anteriormente com o ministro Luís Fux, no dia 12 de julho, porém, sem grandes resultados na aproximação, já que dias após a conversa, o presidente voltou a tecer comentários antidemocráticos.

Mesmo com a tentativa de paz a ser selada, Bolsonaro ainda estará nas mãos dos demais poderes, já que há em curso as investigações na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, e o STF busca conferir se houve interferência indevida nas atividades da Polícia Federal (PF), além dos pedidos de impeachement que Lira busca segurar na Câmara.

Com informações da UOL

Leia Mais:

COMPARTILHE