quinta-feira, 13 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Polo Industrial de Manaus deve produzir 750 mil bicicletas em 2021

Abraciclo projeta crescimento de 12,8% na produção de bicicletas na comparação com o ano passado. De acordo com a entidade, setor ainda sofre desabastecimento de insumos.
COMPARTILHE
pim produção bicicletas manaus
Foto: Divulgação/Abraciclo

As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) deverão produzir 750 mil unidades este ano. 

De acordo com dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o volume será 12,8% superior ao alcançado em 2020, que fechou com 665.186 unidades produzidas.

O vice-presidente do segmento de bicicletas da Abraciclo, Cyro Gazola, afirma que a expectativa do setor é de voltar a crescer depois de um ano de retração.

“A demanda por bicicletas continua alta e a tendência é que siga dessa forma ao longo do ano. As associadas estão se esforçando para atender ao mercado, apesar de que ainda estamos limitados pelo desabastecimento de peças e componentes, o que gera dificuldade na montagem e, consequentemente, a falta de alguns modelos no mercado”, afirma.

De acordo com Gazola, a expectativa é que a normalização no fornecimento aconteça em meados deste ano.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

“O cenário da pandemia trouxe ainda mais protagonismo ao segmento de bicicletas, que já estava em ascensão. Esse fator, aliado à falta de insumos, gerou um desequilíbrio entre oferta e demanda”, comenta o executivo.

Entre os principais itens em falta estão os sistemas de freios, transmissões, suspensões e selins, provenientes de fornecedores globais que precisam atender, simultaneamente, à demanda crescente em vários países.

Balanço 2020

No ano passado, as fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 665.186 unidades.

O volume foi 27,7% menor que o fabricado em 2019, que teve 919.924 bicicletas produzidas. O desempenho também ficou abaixo da projeção apresentada pela Abraciclo em outubro. A perspectiva era de produzir 736.000 bicicletas.

Leia mais:

COMPARTILHE