fbpx

quinta, 25 de fevereiro de 2021

PIM: produção de motos deve atingir metade do esperado para janeiro

Projeções da Abraciclo previam a produção de 100 mil motocicletas no primeiro mês de 2021. Mas com as restrições impostas pela pandemia, este número deve chegar a 50 mil.

27 de janeiro de 2021

Compartilhe

Pandemia deve derrubar pela metade a produção de motos no PIM em janeiro (Foto: Reprodução)

As medidas de restrições contra a Covid-19, impostas pelo governo do Amazonas, e a falta de insumos, poderão derrubar pela metade a produção no setor de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) em janeiro.

A previsão é do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian.

Fermanian explicou que a entidade havia projetado a produção de 100 mil unidades de motocicletas nos 31 primeiros dias do ano.

Mas com o agravamento da pandemia no Amazonas, que obrigou o governo a decretar toque de recolher, com a falta de insumos e as doações de oxigênio industrial das fábricas para as unidades de saúde do estado, essa produção deve ficar em 50 mil unidades.

“A nossa expectativa era de produzir, em janeiro, cerca de 100 mil motocicletas, mas foi possível atingir somente metade desse número devido a pandemia. Sofremos esse impacto não previsto por conta da segunda onda que, aparentemente, tem registrado um impacto maior do que a primeira”, explicou.

Dessa forma, segundo ele, além dos protocolos de saúde adotados nas fábricas, que refletem diretamente no volume produtivo, empresas tiveram que readequar os turnos devido ao decreto do ‘toque de recolher’ do governo do Amazonas.

Segundo o presidente da Abraciclo, a previsão para a produção do setor em janeiro previa um quadro da pandemia semelhante ao que vinha sendo registrado nos últimos meses de 2020, quando a pandemia perdeu a força no estado.

Previsão de alta para 2021

Mesmo com essa redução em janeiro, a previsão para 2021 é de aumento de 10% na produção do Polo de Duas Rodas, com a produção de mais de 1 milhão de unidades.

“Nossas projeções para o ano de 2021, já consideram essa redução no mês de janeiro. Anteriormente havíamos projetado para este mês a produção de 100 mil unidades, mas os cálculos para essas mais de 1 milhão de unidades para este ano já leva em consideração a nossa realidade de 50 mil unidades”, explicou Marcos Fermanian.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Economia

Infraero vai viabilizar retomada de voos em aeroportos do Amazonas

A empresa foi contratada para fazer os estudos, projetos, obtenção de licenças, contratação e fiscalização de obras de melhorias nos aeroportos do Amazonas.

24 de fevereiro de 2021

Em três anos, Bolsonaro e Guedes acumulam ataques à Zona Franca

Desde 2019, além do polo de bicicletas, segmentos de concentrados e eletroeletrônicos do PIM também já foram ameaçados por decisões tomadas por Bolsonaro e Paulo Guedes.

24 de fevereiro de 2021

‘Desconhecimento’ de Guedes sobre Zona Franca surpreende indústria

Para Federação das Indústrias, o ministro Paulo Guedes não pode afirmar que desconhece a economia local, pois a Suframa é ligada à sua pasta.

24 de fevereiro de 2021

Receita libera programa da declaração do Imposto de Renda 2021

Programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 estará disponível a partir das 8h desta quinta-feira. Prazo vai até 30 de abril.

24 de fevereiro de 2021

Indústria de Manaus está otimista quanto a investimentos

Empresários valorizam o incremento no número de projetos e apostam na vacinação para reiterar o combate à pandemia e retomada da economia.

24 de fevereiro de 2021

Índice de Confiança do Consumidor registra alta em fevereiro

Melhoria da confiança pode estar vinculada ao início da campanha de vacinação contra a Covid-19 e à possibilidade de pagamento de novas parcelas do auxílio emergencial.

24 de fevereiro de 2021

Preocupação é manter empregos, diz Abraciclo sobre polo de bicicleta

Decisão do governo federal de reduzir, de 35% para 20% a alíquota do Imposto de Importação para bicicletas, inviabiliza a produção nacional.

23 de fevereiro de 2021

Reestruturação pode fechar agências do Banco do Brasil no Amazonas

Reestruturação foi barrada por liminar concedida pela Justiça do Maranhão. Decisão suspende o fechamento de agências em todo o país durante o período da pandemia da Covid-19.

23 de fevereiro de 2021