sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

PIM: produção de motos deve atingir metade do esperado para janeiro

Projeções da Abraciclo previam a produção de 100 mil motocicletas no primeiro mês de 2021. Mas com as restrições impostas pela pandemia, este número deve chegar a 50 mil.
COMPARTILHE
Produção moto PIM

As medidas de restrições contra a Covid-19, impostas pelo governo do Amazonas, e a falta de insumos, poderão derrubar pela metade a produção no setor de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) em janeiro.

A previsão é do presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Marcos Fermanian.

Fermanian explicou que a entidade havia projetado a produção de 100 mil unidades de motocicletas nos 31 primeiros dias do ano.

Mas com o agravamento da pandemia no Amazonas, que obrigou o governo a decretar toque de recolher, com a falta de insumos e as doações de oxigênio industrial das fábricas para as unidades de saúde do estado, essa produção deve ficar em 50 mil unidades.

“A nossa expectativa era de produzir, em janeiro, cerca de 100 mil motocicletas, mas foi possível atingir somente metade desse número devido a pandemia. Sofremos esse impacto não previsto por conta da segunda onda que, aparentemente, tem registrado um impacto maior do que a primeira”, explicou.

Dessa forma, segundo ele, além dos protocolos de saúde adotados nas fábricas, que refletem diretamente no volume produtivo, empresas tiveram que readequar os turnos devido ao decreto do ‘toque de recolher’ do governo do Amazonas.

Segundo o presidente da Abraciclo, a previsão para a produção do setor em janeiro previa um quadro da pandemia semelhante ao que vinha sendo registrado nos últimos meses de 2020, quando a pandemia perdeu a força no estado.

Previsão de alta para 2021

Mesmo com essa redução em janeiro, a previsão para 2021 é de aumento de 10% na produção do Polo de Duas Rodas, com a produção de mais de 1 milhão de unidades.

“Nossas projeções para o ano de 2021, já consideram essa redução no mês de janeiro. Anteriormente havíamos projetado para este mês a produção de 100 mil unidades, mas os cálculos para essas mais de 1 milhão de unidades para este ano já leva em consideração a nossa realidade de 50 mil unidades”, explicou Marcos Fermanian.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

COMPARTILHE
NOVO PASSO