fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

‘ZFM crucificada’, diz Braga após decreto que mantém redução do IPI

Para o senador, medida representa "duro golpe" contra a economia do estado e deverá "sacrificar" os empregos gerados pelas empresas do Polo Industrial de Manaus.

15 de abril de 2022

Compartilhe

Braga ressaltou a necessidade de se buscar novas alternativas sustentáveis de desenvolvimento (Foto: Reprodução)

O senador Eduardo Braga (MDB) classificou como “um duro golpe contra a economia e os empregos do Polo Industrial do Amazonas” a decisão do governo federal em manter a redução linear das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), sem excepcionalizar itens fabricados na Zona Franca de Manaus (ZFM), conforme havia sido acordado com o governo do Estado.

Após edição do decreto nº 11.047/2022, publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (14), o parlamentar avalia que a medida deverá “sacrificar” os empregos gerados pelas empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM).

“Em uma Sexta-feira Santa, presenciamos a ZFM ser crucificada e milhares de empregos serem sacrificados por quem está no poder”, lamentou Braga, em publicação nas redes sociais.

Ele também ressaltou a necessidade de se buscar novas alternativas sustentáveis de desenvolvimento que diminuam a dependêcia econômica do Amazonas em relação às indústrias do PIM.

“Nos resta agora continuar lutando pela Zona Franca e, ao mesmo tempo, buscar novos modelos sustentáveis de desenvolvimento, para que a nossa economia possa ressuscitar”, finalizou o senador.

Texto: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Pré-candidato do PL reconhece ‘deslizes’ do Governo Bolsonaro

O Delegado Costa e Silva, pré-candidato a deputado federal pelo PL, mesmo partido de Bolsonaro, falou ao RealTime1 sobre os planos para chegar à Câmara dos Deputados.

27 de maio de 2022

Omar diz que Amazonas precisa voltar a investir em programas sociais

A declaração do senador - que concorre à reeleição - aconteceu durante a prestação de contas que ele fez na noite desta quinta-feira (26), nas zonas Leste e Sul de Manaus.

27 de maio de 2022

Eleição Geral testará lei que combate violência política contra a mulher

Para acompanhar emprego da lei no pleito de outubro, o Comitê de Combate a Corrupção e Caixa 2 Eleitoral criou o grupo de mulheres de combate à violência política de gênero.

27 de maio de 2022

Bolsonaro adia live em dia de derrota nas pesquisas para Lula nos dois turnos

Bolsonaro estabiliza e Lula cresce em nova pesquisa Datafolha divulgada no dia que o presidente adia tradicional live de quinta-feira para falar com apoiadores .

26 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

26 de maio de 2022

TSE aprova federação partidária do PSol com o Rede Sustentabilidade

PSol e Rede formalizam federação no TSE no mesmo dia que o PSDB e Cidadania e agora as legendas devem manter unidade política pelos próximos quatro anos.

26 de maio de 2022

‘Criar municípios é política de pão e circo’, diz cientista político

Para Carlos Santiago, discurso de criar novos municípios, às vésperas das eleições, para sanar o problema de comunidades que sofrem descaso e miséria, não é melhor caminho.

26 de maio de 2022

Serafim alerta para manobra de empresário que prejudica mercado de gás no AM

O líder do PSB na Casa Legislativa lembrou que a nova Lei do Gás, de iniciativa da Aleam, aprovada em março de 2021, contraria os interesses do empresário baiano.

26 de maio de 2022