A atuação na região onde garimpeiros se amontoam é de competência federal, mas o governador do Estado garantiu o apoio de equipes da Segurança e do Ipaam ao Governo Federal.
Governo Federal já traça estratégias para desarticular garimpo ilegal (Foto: Divulgação/Greenpeace)
Em conversa com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, o governador do Amazonas, Wilson Lima, garantiu o apoio do Estado no combate à presença irregular de garimpeiros na região do Rio Madeira, próximo ao município de Autazes.
Wilson, sabendo que a competência de atuação naquela área é dada na esfera federal, colocou equipes do Governo do Estado à disposição para atuar em parceria com os demais órgãos do Governo Federal.
“Essa é uma situação que nos preocupa. Já tem um efetivo mobilizado por parte do Governo do Estado. Nossas forças de segurança já estão à disposição, assim como agentes do nosso Ipaam, que é o nosso Instituto de Proteção Ambiental. O ministro me falou que juntamente com (o ministério da) Defesa estão planejando uma estratégia”, disse o governador.
O governador esteve em Brasília, hoje (25), para participar de uma solenidade do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA).
Com informações da assessoria
Leia Mais: