fbpx

quarta, 17 de agosto de 2022

Wilson Lima diz que meta para 2022 é recuperar empregos no Amazonas

Ainda de acordo com o governador, a meta número um é colocar comida na mesa dos amazonenses por meio de programas que garantam a segurança alimentar da população.

10 de janeiro de 2022

Compartilhe

Governador comentou saldo positivo de empregos em relação às demissões no Amazonas e aumento de mão de obra no PIM

Ao comentar o saldo positivo de empregos em relação às demissões no Amazonas e o aumento da mão de obra empregada no Polo Industrial de Manaus (PIM) em 2021, o governador Wilson Lima destacou que a recuperação de empregos é uma das principais metas do Governo do Amazonas para este ano.

“Essa é a segunda meta mais importante que nós temos para o ano de 2022, que é recuperar os empregos. Para isso, nós estamos criando um ambiente para atrair novos empreendimentos. Nós prorrogamos, com ajuda da Assembleia Legislativa, a Lei de Incentivos Fiscais por mais 10 anos para dar segurança para aqueles que estão investindo aqui e para aqueles que tenham interesse em vir para o estado do Amazonas”, disse o governador.

A meta número um é colocar comida na mesa dos amazonenses por meio de programas que garantam a segurança alimentar da população, como o pagamento do Auxílio Estadual, a instalação de mais unidades do Prato Cheio e a realização de mais edições do Peixe no Prato Solidário.

Segundo os números mais atuais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Amazonas apresentou um saldo líquido de 4.817 vagas com carteiras assinadas em novembro em comparação ao mês de outubro. Entre janeiro e novembro de 2021, o saldo entre admissões e desligamentos é 37.691 postos de trabalho.

Em relação à mão de obra empregada pelo PIM, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) divulgou dados de outubro de 2021, quando as empresas informaram a manutenção de 102.652 postos de trabalho, entre efetivos, temporários e terceirizados, o que representa queda de 1,08% em relação a setembro (103.775 trabalhadores), mas um crescimento de 0,8% ante outubro do ano passado (101.837 trabalhadores).

Com os dados apurados até outubro, a média mensal do PIM de empregos diretos neste ano é de 103.067 trabalhadores – resultado 12,13% superior ao registrado em igual período de 2020 (91.915 trabalhadores).

Wilson Lima destacou que, no ano passado, o Conselho de Desenvolvimento do Amazonas (Codam) do Governo do Amazonas aprovou 216 novos projetos industriais de implantação, diversificação e atualização, da ordem de R$ 19,7 bilhões e previsão de geração de 8.471 empregos.

“Alguns desses investimentos são de empresas que mudaram todas as suas operações para o nosso estado. Além disso, temos também o novo investimento já anunciado pela Eneva, na exploração de gás natural do campo de Azulão, em Silves. Será um investimento de R$ 1 bilhão gerando centenas de empregos para a nossa população”, destacou o governador.

PIB

Wilson Lima ressaltou, ainda, que a expectativa é que o PIB do Amazonas neste ano cresça entre 3% a 4%, puxado principalmente pela indústria, mas também refletindo no comércio e serviços. “E também esse ano de 2022 é muito promissor para o estado do Amazonas, um ano de muitas conquistas, um ano da indústria, da retomada das atividades econômicas”, disse.

Em 2021, o IBGE publicou o resultado do PIB do Amazonas relativo ao ano de 2019, que apresentou crescimento de 2,3% na comparação com 2018, ampliando a participação do estado na economia nacional, de 1,4% para 1,5%. O Amazonas também subiu uma posição no ranking do PIB nacional, ocupando agora a 15ª colocação.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro e Lula ficam frente a frente durante posse de Moraes no TSE

O presidente Bolsonaro ocupou uma das cadeiras na mesa principal do plenário da corte. Já o petista se sentou na fileira reservada a ex-presidentes, de frente para Bolsonaro.

16 de agosto de 2022

Lula é o único dos presidenciáveis a figurar em campanha ao Governo

No primeiro dia de campanha ao Governo do Amazonas, apenas a imagem e o nome de Lula figuraram nos materiais distribuídos pelos candidatos aos eleitores.

16 de agosto de 2022

Amazonino faz postagem com proposta de combate à fome no Amazonas

Candidato pelo Cidadania que tem federação com o PSDB, Amazonino Mendes defende aumento do valor do Auxílio Estadual e a volta de programas como o 'Leite do Meu Filho".

16 de agosto de 2022

Ricardo Nicolau defende ‘complexo multiuso’ na orla do Centro de Manaus

Ao falar de oportunidades para populares sobre Turismo no Centro de Manaus, Ricardo Nicolau defendeu projeto de um complexo multiuso na orla local, se eleito.

16 de agosto de 2022

Wilson destaca empregos gerados em projetos aprovados no Codam

Em postagem no Twitter, Wilson Lima cita que 26 mil empregos foram gerados em três anos de seu mandato, por investimentos industriais aprovados no Codam.

16 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina nesta quinta-feira (18)

Requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento para o primeiro, o segundo ou ambos.

16 de agosto de 2022

Sandra faz panfletagem na ‘Manaus Moderna’ e pede votos para Braga

Sandra é a primeira suplente do marido no Senado. Caso ele seja eleito governador, é ela quem assume a vaga, assim como ocorreu em 2015, quando Braga foi ministro.

16 de agosto de 2022

Silas garante apoio da Assembleia de Deus à reeleição de Wilson

O parlamentar federal e o irmão Jonathas Câmara, que preside a Ieadam, reuniram representantes da congregação dos 61 municípios do interior do Amazonas.

16 de agosto de 2022