Apesar de já ter ingressado com uma Adin para retirar os efeitos negativos da redução do IPI para a ZFM, Wilson Lima não esgotou as tentativas de diálogo com Bolsonaro.
Wilson tentará mais uma vez buscar o diálogo com Bolsonaro (Foto: Reprodução)
O governador Wilson Lima (UB) espera se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta semana, para tratar sobre a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). ”Deve confirmar de hoje pra amanhã [quarta-feira, 26]”, disse confirmou o governador ao RealTime1.
Apesar de já ter ingressado com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) para retirar os efeitos negativos do decreto nº 11.047/2022 para a Zona Franca de Manaus (ZFM), Wilson Lima não esgotou as tentativas de diálogo com Bolsonaro.
Na última sexta-feira (22), o Governo do Estado protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Adin pedindo a declaração de inconstitucionalidade parcial, vedando a aplicação do texto do decreto a quaisquer produtos fabricados na ZFM, titulares de Projetos Técnicos-Econômicos aprovados ou que venham a ser aprovados pelo Conselho de Administração da Suframa.
Na ocasião, o governador Wilson Lima postou, em suas redes sociais, que a tentativa de diálogo não tinha sido eliminada. ”[…] mantemos o diálogo com o Governo Federal e acredito que isso trará resultados efetivos. Estamos trabalhando em várias frentes para manter os empregos gerados no PIM”, afirmou o governador.
Texto: João Luiz Onety
Leia Mais: