fbpx

sexta, 01 de julho de 2022

Último lugar em transparência do MPC, Aleam quer ‘ensinar’ Câmaras

Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) vai promover Fórum Estadual das Casas Legislativas do interior mesmo estando em último lugar em ranking de transparência do MPC.

21 de outubro de 2021

Compartilhe

Aleam quer aprimoramento das Câmaras do interior, mas esquece dos próprios erros (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promove, na tarde desta quinta-feira (21), o 1º Fórum Estadual das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam). Com o tema ”Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”, o evento direcionado a vereadores, prefeitos e servidores públicos das câmaras municipais do Estado, segue até esta sexta-feira (22).

O presidente da Casa, deputado Roberto Cidade, afirmou que o fórum é uma oportunidade de aprimoramento para debater temas relacionados às atividades parlamentares como normas jurídicas, reformas políticas e eleitorais e marketing político.

Na manhã desta quinta-feira (21), durante sessão plenária, parlamentares elogiaram o presidente Roberto Cidade por ocasião do fórum. A deputada Mayara Pinheiro (PP) falou sobre a união dos colegas e da melhoria dos serviços prestados ao povo.

”Um parlamento aguerrido e organizado que represente a população de fato em suas demandas tem muito a contribuir para que os serviços do legislativo sejam os melhores para os amazonenses”, frisou a parlamentar.

Curiosamente, a Aleam apareceu em último lugar no Ranking da Transparência dos Poderes MP e DP do estado, divulgado em agosto, por apresentar falhas nesse quesito. A Casa parlamentar atendeu a apenas 55,27% do que é exigido pela Lei Federal de nº 12.527. Exemplo da falta de transparência da Casa estão entre os dados da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), que demora dois meses para serem divulgados.

Antes de ensinar é preciso aprender

O cientista político Carlos Santiago comentou o assunto ao RealTime1. Ele considera louvável que esses encontros aconteçam para que os parlamentares se aprofundem nos temas legislativos, mas destacou que há muito a se fazer para que a Aleam seja exemplo na condução desse evento.

”A Assembleia Legislativa está devendo muito em relação à transparência e fiscalização de denúncias e de atos legais. Seria bom aproveitar essa reunião para fazer uma autocrítica sobre o trabalho que os parlamentares vem desempenhando”, destacou o cientista.

Santiago frisou ainda que, pelo atual quadro político do Amazonas, não tem muito o que se comemorar quando se diz respeito à transparência do ordenamento público.

“A maioria [dos vereadores do interior] é omissa em relação aos prefeitos. A maioria se mostra contrária à lei da transparência, além de não prestar um serviço dentro das premissas constitucionais como a lei de responsabilidade”, disse.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Cidade recebe honraria e diz que homenagem o motiva a trabalhar mais

O presidente da Aleam destacou que a homenagem – realizada pela CMM – é um dos momentos mais emocionantes de sua vida e ressaltou que busca fazer política do bem.

1 de julho de 2022

Shádia e Tadeu lideram preferência de David para compor vice de Wilson

Como forma de recompensar o amigo Sabá Reis, o prefeito estaria planejando turbinar a campanha do filho de Sabá, David Reis, à Câmara Federal.

1 de julho de 2022

Com Chico na disputa ao Senado, Menezes perde força entre bolsonaristas

O Avante marcou para a segunda (4) a confirmação do nome de Chico Preto na disputa pelo Senado. A decisão enfraquece o sonho de Menezes de brigar por uma vaga no Senado.

1 de julho de 2022

Pragmatismo pesa mais que ideologia nas alianças para as eleições de 2022

Diferente de 2018, quando houve candidaturas com peso maior da ideologia, as alianças no Amazonas são marcadas pela praticidade e divergem em alguns casos das federações.

1 de julho de 2022

Amazonas nunca elegeu candidato assumidamente LGBTQIA+

Para o cientista político Carlos Santiago, a sociedade brasileira ainda não está representada de forma adequada nos parlamentos e nos governos brasileiros.

1 de julho de 2022

Wilson e David anunciam construção do complexo viário da Bola do Produtor

O prefeito disse que apesar de o Governo estar proibido de entregar obras a partir de amanhã, vai lembrar por onde passar da parceria com o Estado.

1 de julho de 2022

Em federações, cada partido deverá cumprir cota feminina separadamente

Determinação do TSE veio após questionamento feito pela federação PT, PCdoB e PV sobre a possibilidade de o percentual mínimo de 30% ser cumprido pela federação como um todo.

1 de julho de 2022

Entenda como os minions viraram apelido para os apoiadores de Bolsonaro

Personagens amarelos da franquia "Meu Malvado Favorito", eles obedecem cegamente às ordens do supervilão da vez, tendo servido desde um tiranossauro, até Napoleão e Drácula.

1 de julho de 2022