fbpx

quarta, 26 de janeiro de 2022

Nível de transparência de 53% das prefeituras do AM é crítico, indica MPC

Entre os 62 municípios do Amazonas, a Prefeitura de Manaus é a que tem a melhor avaliação em níveis de transparência, com mais de 90%. O relatório foi divulgado pelo MPC-AM.

25 de agosto de 2021

Compartilhe

Sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus (Foto: Ingrid Anne/Semcom)

Entre os 62 municípios do Amazonas, a Prefeitura de Manaus é a que tem a melhor avaliação em níveis de transparência, com base em análise do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM). O órgão de controle considera que 53% das prefeituras de cidades do Amazonas estão com nível crítico neste quesito, uma obrigatoriedade da Lei nº 12.527.

O principal órgão do executivo municipal da capital amazonense tem 90,88% de transparência, conforme apontou o Ranking da Transparência das Prefeituras, divulgado pelo órgão de controle nesta terça-feira (24). A coleta de dados corresponde de 16 de fevereiro a 26 de fevereiro.

Em cinco níveis de avaliação, a Prefeitura de Manaus é a única no nível elevado, que corresponde a avaliação a partir de 75%. No nível mediano, de 50% a 75%, aparece apenas a Prefeitura de Tefé, com análise de 69% de transparência, segundo levantamento do órgão de controle.

As prefeituras dos municípios de Maués, Humaitá e Apuí completam o top5 com avaliações de 48.55%, 43,64% e 42,07%, respectivamente. Essas últimas três prefeituras, diferentes de Manaus e Tefé, estão melhores no ranking em nível considerado deficiente pelo MPC-AM, pois a análise delas corresponder entre 25% a 50%.

Piores no ranking

O ranking aponta como os piores índices as prefeituras de Tapauá, Silves, Lábrea, Itapiranga, Boca do Acre e Autazes, com 0,96% de avaliação, cada uma. As seis prefeituras, com menos de 1% de transparência, estão em nível crítico, que corresponde a 0% até 25% de transparência.

Transparência é considerada crítica em 53% de prefeituras no AM

A transparência em 53% das prefeituras de municípios do Amazonas é considera crítica pela MPC-AM, pois não obtiveram a análise superior a 25%. 43% das prefeituras estão em nível deficiente, que corresponde a análise de até 50% e apenas 2% está em nível elevado, com avaliação acima de 75%.

Abaixo, você confere, em formato PDF e disponível para download, o último ranking divulgado pelo MPC-AM:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Silas Câmara busca líderes evangélicos para fortalecer Republicanos

Partido tem poucos nomes competitivos para alcançar o quociente eleitoral que garante a reeleição do deputado Silas Câmara, um dos líderes da bancada evangélica na Câmara.

26 de janeiro de 2022

Senador Randolfe Rodrigues é diagnosticado com Covid-19

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que foi vice-presidente da CPI da Pandemia, informou pelo Twitter que está sem sintomas. O parlamentar aproveitou e agradeceu vacina.

26 de janeiro de 2022

TCU quer descobrir quanto Moro recebeu de consultoria e divide campanha

Participação na Alvarez & Marsal como empregado gerou processo do TCU que cobra o salário recebido por Moro à época, após julgar e condenar empresas clientes da consultoria.

26 de janeiro de 2022

MPF recomenda cassar títulos ‘honoris causa’ para Médici e Costa e Silva

MPF quer que homenagens a ex-ditadores sejam revogadas em universidade como sugere a Comissão da Verdade em seu relatório final entregue em 2014.

26 de janeiro de 2022

Reviravoltas e confirmações fortalecem chapa do Avante para Câmara

Partido do prefeito David Almeida, Avante tem praticamente fechada a lista dos candidatos que disputarão uma vaga na Câmara Federal na acirrada eleição de outubro deste ano.

25 de janeiro de 2022

Wilson Lima entrega itens para agricultores e promete novo terminal pesqueiro

O governador entregou mais de 16 mil sementes, kits para seringueiros e serrarias portáteis. Durante a entrega Wilson Lima prometeu construir o novo terminal pesqueiro.

25 de janeiro de 2022

Amazonino Mendes anuncia que testou positivo para o novo coronavírus

Ex-govenador e pré-candidato nas eleições deste ano, Amazonino Mendes informou que está com Covid-19 e já iniciou o período de isolamento social sob orientação médica.

25 de janeiro de 2022

Guru do governo Bolsonaro, Olavo de Carvalho morre nos Estados Unidos

Escritor e ex-astrólogo, Olavo de Carvalho foi classificado pelo presidente Jair Bolsonaro como "farol para milhões de brasileiros". A morte foi anunciada pela família.

25 de janeiro de 2022