fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Nível de transparência de 53% das prefeituras do AM é crítico, indica MPC

Entre os 62 municípios do Amazonas, a Prefeitura de Manaus é a que tem a melhor avaliação em níveis de transparência, com mais de 90%. O relatório foi divulgado pelo MPC-AM.

25 de agosto de 2021

Compartilhe

Sede da Prefeitura de Manaus, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus (Foto: Ingrid Anne/Semcom)

Entre os 62 municípios do Amazonas, a Prefeitura de Manaus é a que tem a melhor avaliação em níveis de transparência, com base em análise do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM). O órgão de controle considera que 53% das prefeituras de cidades do Amazonas estão com nível crítico neste quesito, uma obrigatoriedade da Lei nº 12.527.

O principal órgão do executivo municipal da capital amazonense tem 90,88% de transparência, conforme apontou o Ranking da Transparência das Prefeituras, divulgado pelo órgão de controle nesta terça-feira (24). A coleta de dados corresponde de 16 de fevereiro a 26 de fevereiro.

Em cinco níveis de avaliação, a Prefeitura de Manaus é a única no nível elevado, que corresponde a avaliação a partir de 75%. No nível mediano, de 50% a 75%, aparece apenas a Prefeitura de Tefé, com análise de 69% de transparência, segundo levantamento do órgão de controle.

As prefeituras dos municípios de Maués, Humaitá e Apuí completam o top5 com avaliações de 48.55%, 43,64% e 42,07%, respectivamente. Essas últimas três prefeituras, diferentes de Manaus e Tefé, estão melhores no ranking em nível considerado deficiente pelo MPC-AM, pois a análise delas corresponder entre 25% a 50%.

Piores no ranking

O ranking aponta como os piores índices as prefeituras de Tapauá, Silves, Lábrea, Itapiranga, Boca do Acre e Autazes, com 0,96% de avaliação, cada uma. As seis prefeituras, com menos de 1% de transparência, estão em nível crítico, que corresponde a 0% até 25% de transparência.

Transparência é considerada crítica em 53% de prefeituras no AM

A transparência em 53% das prefeituras de municípios do Amazonas é considera crítica pela MPC-AM, pois não obtiveram a análise superior a 25%. 43% das prefeituras estão em nível deficiente, que corresponde a análise de até 50% e apenas 2% está em nível elevado, com avaliação acima de 75%.

Abaixo, você confere, em formato PDF e disponível para download, o último ranking divulgado pelo MPC-AM:

Texto: Isac Sharlon

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Patrimônio de Arthur Neto cresceu 1496% entre 2016 e 2022

Arthur Neto pediu o registro de candidatura ao Senado na sexta-feira e declarou possui ter R$ 2,5 milhões em bens. Nas eleições de 2016, o tucano declarou R$160,7 mil.

14 de agosto de 2022

Moraes assume TSE após carreira centralizadora e ligada à política

Moraes é personagem central no noticiário nacional dos últimos anos devido aos inquéritos sob sua responsabilidade que investigam o presidente Jair Bolsonaro e apoiadores.

14 de agosto de 2022

Bolsonaro e Lula travam disputa sobre valor do Auxílio Brasil

Após acusação do petista de que o auxílio tem duração até o fim do ano e de que pretende, se eleito, mantê-lo em 2023, Bolsonaro disse que o benefício será mantido em 2023.

14 de agosto de 2022

Presidenciáveis dão largada na campanha com foco no Sudeste

Região Sudeste concentra 42,6% dos eleitores do país. A dois dias do início da propaganda eleitoral gratuita, Lula se mantém na dianteira, enquanto Bolsonaro cresce.

14 de agosto de 2022

TRE-AM dá nome a cartório eleitoral de indigenista assassinado em Atalaia do Norte

O pleno do TRE-AM reconheceu, por unanimidade, colaboração do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho no Vale do Javari, par a instalação de novas seções eleitorais.

13 de agosto de 2022

Michelle assume protagonismo na marcha para Jesus com evangélicos

Durante a marcha, presidente falou em 'luta contra o comunismo' e convocou população para ato em Copacabana no Sete de Setembro.

13 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

13 de agosto de 2022

Com medo de rejeição, aliados escondem Bolsonaro nas redes sociais

Aliados oficiais do PL não mencionaram o mandatário nenhuma vez no atual semestre. Dos 27 palanques que Bolsonaro já garantiu, 10 não fazem menção a ele nas redes sociais.

13 de agosto de 2022