fbpx

terça, 18 de janeiro de 2022

Deputados estaduais querem transparência mas silenciam sobre ranking

Segundo o MPC, a Aleam segue sem atender aos critérios de transparência de procedimentos licitatórios, relação de servidores e respectivos salários, entre outras informações.

25 de agosto de 2021

Compartilhe

Aleam ficou em último lugar em ranking de transparência do MPC (Foto: Reprodução)

Os deputados estaduais do Amazonas parecem não se preocupar muito com o princípio fundamental da causa pública, a transparência. Depois de a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ocupar, mais uma vez, o último lugar no Ranking da Transparência dos Poderes MP e DP do Estado ao atender a apenas 55,27% do que é exigido pela Lei Federal de nº 12.527, alguns representantes do Legislativo Estadual sequer responderam ao questionamento do RealTime1 sobre o incômodo que lhes causa a porcentagem diminuta da nitidez sobre aquilo que é praticado no Parlamento Estadual.

Procurados pelo RealTime1 por meio de seus telefones pessoais e/ou de suas assessorias, os deputados Dermilson Chagas (Podemos), Delegado Péricles (PSL), Joana D´Arc (PL), Wilker Barreto (Podemos) e Fausto Junior (DEM) não responderam até o fechamento desta reportagem sobre o que acham dessa posição desfavorável e negativa para a Casa das Leis.

Nem mesmo o presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), se manifestou sobre os motivos que levaram a instituição a receber essa nota, que foi a mais baixa dos seis órgãos analisados no ranking do Ministério Público de Contas (Governo do Amazonas, Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do Amazonas, Tribunal de Contas do Amazonas e Assembleia Legislativa do Amazonas).

Para se ter uma ideia, a nota mais baixa dentre as demais instituições foi a do TCE, com 81,25% no índice de transparência, bem acima dos 55,27% da ALEAM.

Serafim Corrêa (PSB) foi o único a responder ao RealTime1. O parlamentar foi sintético e, apesar de responder, preferiu não comentar o fato.

“Prefiro que a mesa se manifeste. Defendo toda a transparência possível, seria bom que o MPC visitasse todos e expusesse seu trabalho. Será interessante. Quanto mais transparência, melhor”.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Aliança Lula e Alckmin está pavimentada para aliados, apesar de ruídos

Aliados acreditam que aliança entre Lula e Alckmin pode ser confirmada em fevereiro e que as divergências de pensamento estão sendo facilmente superadas em nome da campanha.

18 de janeiro de 2022

Sancionada Lei de transformação digital dos serviços públicos no AM

Com a Lei sancionada, os órgãos vinculados, direta ou indiretamente, ao Estado terão que trabalhar na modernização da administração pública, com o sistema digital.

18 de janeiro de 2022

Servidores do TCE-AM passam por testagem em massa para Covid-19

Além da testagem em massa, o conselheiro-presidente já havia determinado que servidores com mais de 60 anos ficassem em regime de home office até o dia 31 de janeiro.

17 de janeiro de 2022

Senado trabalha para barrar ‘aumentos desenfreados’ dos combustíveis

Omar Aziz disse que, no Senado, há dois Projetos de Lei em tramitação que visam conter os aumentos do diesel e da gasolina. Petrobras reajustou os valores em 44% no ano 2021.

17 de janeiro de 2022

Formação do União Brasil segue paralisada e indefinida também no Amazonas

Após três meses da anunciada fusão entre PSL e DEM para a formação do União Brasil, futuro maior partido do País deu poucos passos com vistas a eleição no Amazonas.

17 de janeiro de 2022

CMM mantém regime híbrido e adota home office para servidor com +60

O informativo da Casa legislativa também destacou que o acesso do público externo será restrito. No entanto, não foi informado o quantitativo de pessoas que será liberado.

17 de janeiro de 2022

Após o fim da Covid, Brasil vai encarar ‘pandemia’ de miséria e fome

Desigualdade social cresceu no País ao longo da pandemia de Covid-19 e hoje a renda dos 20 mais ricos equivale a mesma de 60% da população, diz relatório de ong.

17 de janeiro de 2022

Contrariando Lula, Bolsonaro sai em defesa de Reforma Trabalhista de Temer

Até não muito tempo atrás, Bolsonaro tentou aprovar uma minirreforma trabalhista. Maioria na bancada federal do Amazonas diz ser contra revogação da Reforma Trabalhista.

17 de janeiro de 2022