fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Torres concede ‘mérito indigenista’ a Bolsonaro mesmo após denúncias

Chama atenção a homenagem porque o presidente já foi denunciado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip) por sua política anti-indígena.

16 de março de 2022

Compartilhe

Dentre as inúmeras denúncias, ainda existe a do desvio de vacinas contra a Covid-19 (Foto: Reprodução)

O ministro da Justiça, Anderson Torres, concedeu a Medalha do Mérito Indigenista ao presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo “relevantes serviços em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, proteção e defesa das comunidades indígenas”.

A concessão da homenagem foi publicada nesta quarta-feira (16), no Diário Oficial da União (DOU).

Chama atenção a homenagem porque o presidente já foi denunciado por pelo menos duas vezes pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Abip) por sua política anti-indígena.

Em agosto passado, a Abip levou ao Tribunal Penal Internacionak a queixa de que Bolsonaro havia praticado crime de genocídio e crimes contra a humanidade e contra os povos indígenas.

Quatro meses depois, uma segunda denúncia foi submetida contra Bolsonaro após avanço do desmatamento e da invasão de terras indígenas por garimpeiros.

Esta última relatava a morte de duas crianças ianomamis, que foram sugadas por uma draga que operava ilegalmente.

Dentre as inúmeras denúncias, ainda existe a do desvio de vacinas contra a Covid-19, o que teria elevado o índice da doença entre os índios em até 150%, se comparado aos não-indígenas.

Da Redação, com informações do UOL

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Bolsonaro planeja mais R$ 1,2 bi para trator e ignora famílias carentes

Ministério da Cidadania comprou 247 tratores e outras máquinas agrícolas usando recursos que deveriam ser direcionados para mitigar impacto da pandemia em comunidades pobres.

26 de maio de 2022

Roberto Jefferson usa estrutura do PTB para atacar STF, dizem ex-dirigentes

Parlamentares dizem que Roberto Jefferson utiliza pessoas da estrutura partidária "para proferir xingamentos a ministros e realizar manifestações em frente ao Supremo".

26 de maio de 2022

Senado aprova MP que altera incentivos para indústrias químicas

Aprovação da medida provisória teve a relatoria do senador Eduardo Braga (MDB-AM), que aperfeiçoou o regime tributário cobrando contrapartidas do setor.

26 de maio de 2022

‘Não desisti, mas está muito difícil’, diz Plínio sobre candidatura ao Governo

O senador Plínio Valério (PSDB) afirmou que nos próximos dias deve tomar a decisão final se premanece como pré-candidato ao Governo do Amazonas até as convenções partidárias.

26 de maio de 2022

TSE aprova federação entre PSDB e Cidadania; partidos ficam juntos por 4 anos

Criado para salvar partidos pequenos, a federação pode facilitar a eleição de quadros a cargos proporcionais, como é o caso dos deputados federais.

26 de maio de 2022

Câmara pode votar sobre venda direta de etanol aos postos de combustíveis

A Medida Provisória 1100/22 faz ajustes na tributação da comercialização de etanol para viabilizar a venda direta do combustível dos produtores ao varejo.

26 de maio de 2022

PL aciona Lula e o PT no TSE por campanha eleitoral antecipada

O PL questiona atos pró-Lula em eventos da CUT e do PSol onde teria havido infração eleitoral, já que a pré-campanha veda pedido explicito de votos e ataque a adversários.

26 de maio de 2022

Plínio questiona programa de demissões do Banco da Amazônia

De acordo com o senador, a situação desses profissionais tende a se agravar ainda mais diante da crise social e econômica que o País atravessa, provocada pela pandemia.

26 de maio de 2022