Movimento Conservador, ligado ao pré-candidato Coronel Menezes, bancou outdoor que chama Lula de 'ladrão'. Painel também usa imagem de mão sem um dos dedos.
Outdoor cita Lula de forma indireta em Manaus. (Foto: Divulgação/Rede social)
Sem citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o movimento conservador Amazonas colocou um outdoor, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A mensagem faz menções indiretas a Lula: “cada um vota de acordo com seu caráter. Eu não voto em ladrão”.
A peça não cita Lula nominalmente nem mostra foto do ex-presidente. No entanto, a mensagem traz a palavra ‘ladrão’, normalmente, usada para criticar o petista.
O outdoor também traz a reprodução da imagem de uma mão sem um dos dedos, fazendo alusão à deficiência do ex-presidente.
Segundo o presidente do ‘Movimento Conservador Amazonas’, Sérgio Kruke, o grupo teve esse cuidado de se referir ao petista de forma indireta, por causa de um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A publicação da peça pode ser alvo da Justiça Eleitoral porque, pela legislação, é considerada propaganda negativa antecipada. Mas, Kruke disse não temer que o outdoor seja questionado na Justiça Eleitoral.
“Não tem nada mencionando ele diretamente. A proibição era quanto à menção direta. Não mencionamos o nome dele em nenhum momento”, afirmou ao RealTime1.
Além de bancar o outdoor, o ‘Movimento Conservador Amazonas’, que é ligado ao Coronel Menezes, pré-candidato ao Senado, também fez a divulgação do banner nas redes sociais. A direita no Amazonas se articula para fazer críticas à viagem de Lula a Manaus, prevista para ocorrer agora em maio.
Kruke inclusive adiantou que o movimento fará manifestação contra o petista. “Assim que ele colocar o pé dele aqui no Amazonas, ele vai ter uma grande recepção de nossa parte”, disse.
Apesar de não haver data definida, interlocutores amazonenses de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PL) já confirmaram que os dois terão agenda de pré-campanha no Amazonas ainda este mês.
As pesquisas de intenções de voto mostram que Lula segue liderando sobre os demais candidatos à Presidência da República.
A pesquisa Genial/ Quaest de maio, divulgada ontem (11), aponta que o petista continua com uma folga em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado nas intenções de voto.
Na pesquisa, Lula está na frente com 46% das intenções, enquanto o chefe do Executivo, que tenta reeleição, está com 29%.
Texto: Jefferson Ramos
Leia mais: