fbpx

sexta, 27 de maio de 2022

Temendo a Justiça Eleitoral, Direita-AM faz menção indireta a Lula em outdoor

Movimento Conservador, ligado ao pré-candidato Coronel Menezes, bancou outdoor que chama Lula de 'ladrão'. Painel também usa imagem de mão sem um dos dedos.

12 de maio de 2022

Compartilhe

Outdoor cita Lula de forma indireta em Manaus. (Foto: Divulgação/Rede social)

Sem citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o movimento conservador Amazonas colocou um outdoor, no bairro Ponta Negra, zona oeste de Manaus. A mensagem faz menções indiretas a Lula: “cada um vota de acordo com seu caráter. Eu não voto em ladrão”.

A peça não cita Lula nominalmente nem mostra foto do ex-presidente. No entanto, a mensagem traz a palavra ‘ladrão’, normalmente, usada para criticar o petista.

O outdoor também traz a reprodução da imagem de uma mão sem um dos dedos, fazendo alusão à deficiência do ex-presidente.

Segundo o presidente do ‘Movimento Conservador Amazonas’, Sérgio Kruke, o grupo teve esse cuidado de se referir ao petista de forma indireta, por causa de um entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A publicação da peça pode ser alvo da Justiça Eleitoral porque, pela legislação, é considerada propaganda negativa antecipada. Mas, Kruke disse não temer que o outdoor seja questionado na Justiça Eleitoral.

“Não tem nada mencionando ele diretamente. A proibição era quanto à menção direta. Não mencionamos o nome dele em nenhum momento”, afirmou ao RealTime1.

Além de bancar o outdoor, o ‘Movimento Conservador Amazonas’, que é ligado ao Coronel Menezes, pré-candidato ao Senado, também fez a divulgação do banner nas redes sociais. A direita no Amazonas se articula para fazer críticas à viagem de Lula a Manaus, prevista para ocorrer agora em maio.

Kruke inclusive adiantou que o movimento fará manifestação contra o petista. “Assim que ele colocar o pé dele aqui no Amazonas, ele vai ter uma grande recepção de nossa parte”, disse.

Apesar de não haver data definida, interlocutores amazonenses de Lula e do presidente Jair Bolsonaro (PL) já confirmaram que os dois terão agenda de pré-campanha no Amazonas ainda este mês.

Pesquisas

As pesquisas de intenções de voto mostram que Lula segue liderando sobre os demais candidatos à Presidência da República.

A pesquisa Genial/ Quaest de maio, divulgada ontem (11), aponta que o petista continua com uma folga em relação ao presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo colocado nas intenções de voto.

Na pesquisa, Lula está na frente com 46% das intenções, enquanto o chefe do Executivo, que tenta reeleição, está com 29%.

Texto: Jefferson Ramos

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Edson Fachin diz que acatar resultado da eleições é inegociável

Em várias ocasiões, o presidente Jair Bolsonaro deu a entender que não aceitará outro resultado que não seja a sua vitória em outubro deste ano.

27 de maio de 2022

Terra Yanomami demarcada há 30 anos vê crescimento de garimpo

Bolsonaro é um defensor da mineração em terras indígenas, apesar da visível destruição e dos problemas que o garimpo ilegal leva para essas áreas socioambientais protegidas.

27 de maio de 2022

Radicalização explica revés de Bolsonaro no Datafolha, diz Lira

Pesquisa Datafolha divulgada nessa quinta-feira (26) mostra que Lula lidera a disputa presidencial com 48% das intenções de voto no primeiro turno, ante 27% de Bolsonaro.

27 de maio de 2022

Ex-militante defende que esquerda deve apostar na rebeldia de jovens

O advogado George Tasso avalia que hoje "falta formação política nas bases da educação e do trabalho para a esquerda avançar pelas ruas de Manaus e reconquistar espaço".

27 de maio de 2022

Como em 2018, vereadores querem fazer CMM de trampolim este ano

Nas eleições de 2018, oito vereadores da legislatura 2016-2020 foram eleitos deputados estaduais e um para o Senado. Políticos aproveitam a visibilidade do cargo.

27 de maio de 2022

Livre de acusação por crise de oxigênio, Pazuello visita obras em Manaus

Na manhã desta sexta-feira (27), Pazuello acompanhou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e o governador Wilson Lima (UB) que visitaram obras de asfaltamento.

27 de maio de 2022

Projeto que limita ICMS deve ter tramitação lenta, avaliam senadores

Senadores avaliam que a proposta que fixa o ICMS de combustívveis e energia em 17%, aprovada pela Câmara dos Deputados, deverá deixar um grande rombo nos cofres regionais.

27 de maio de 2022

Petrobras e Minas e Energia devem explicar alta dos combustíveis na Câmara

Sidney Leite propôs audiência para discutir as constantes subidas nos preços dos combustíveis e a inflação com o presidente da Petrobras e o ministro de Minas e Energia.

27 de maio de 2022