O município é tido como o mais indígena do Amazonas. A pauta tem sido alavancada pelo ex-presidente que, inclusive, declarou que pode criar um ministério para o segmento.
Lula visitou o acampamento Terra Livre nesta terça (Foto: Reprodução)
O ex-presidente Lula (PT) marcou a primeira vinda dele a Manaus para o mês de maio. A agenda do pré-candidato à presidência ainda não tem data definida, mas além da capital, há o desejo de ir até São Gabriel da Cachoeira.
Lula teria anunciado para Omar Aziz (PSD) sua vinda ao Amazonas no próximo mês durante o encontro que teve com alguns senadores na última segunda-feira (11), o que foi confirmado pelo presidente da sigla petista no Estado, deputado Sinésio Campos.
O parlamentar destacou que além da expectativa em se discutir assuntos relacionados à Zona Franca de Manaus, o ex-presidente quer colocar em pauta a questão indígena e que, por isso, pretende visitar no mesmo período o município de São Gabriel da Cachoeira.
“A confirmação [de uma data] virá depois de algumas conversas com lideranças políticas”, disse Sinésio.
A última vez que Lula passou pelo Amazonas foi no dia 8 de março, quando num breve desembarque em Manaus encontrou aliados políticos locais.
Sobre a pauta indígena, ontem mesmo (12), o ex-presidente à colocou em destaque quando anunciou que, caso eleito, pretende criar o ministério para discutir as questões do segmento.
“Vocês não são crianças para serem tuteladas, vocês são povos inteligentes que cuidavam deste país antes de a gente chegar aqui. E agora vocês me deram uma ideia: se a gente criou o Ministério da Igualdade Racial, se a gente criou o dos Direitos Humanos, se a gente criou o Ministério da Pesca, por que a gente não pode criar um ministério para discutir questões indígenas?”, questionou.
Em seu discurso, Lula afirmou que, em seu eventual governo, “ninguém vai fazer qualquer coisa em terra indígena sem que haja a concessão, decisão e concordância” dos povos que as ocupam.
Da Redação
Leia Mais: