fbpx

quinta, 30 de junho de 2022

Sinésio se irrita com ausência de Nicolau e sai do plenário da Aleam

Incomodado com faltosos, Sinésio Campos afirmou que irá propor que sejam votados apenas Projetos de Lei de deputados que estejam presentes no plenário da Aleam.

25 de maio de 2022

Compartilhe

Questionado mais uma vez sobre suas ausências no plenário da Casa, Nicolau não comentou o assunto, reforçando apenas que participa das votações dentro das comissões (Foto: Reprodução)

Na manhã desta quarta-feira (25), o deputado estado Sinésio Campos (PT) se irritou durante a votação dos Projetos de Lei (PL’s) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O motivo foi a ausência do deputado Ricardo Nicolau (Solidariedade), que não estava presente para votar um projeto de própria autoria.

A votação referia-se ao Projeto de Lei n. 621/2021, que institui a Campanha ”Escola de Paz e Liberdade” nas unidades de ensino do Amazonas. Sinésio saiu do plenário e afirmou que se negaria a votar em uma matéria cujo o autor estivesse ausente.

”Eu me nego a votar matéria de deputado que está ausente do plenário. Até porque acabou a sessão híbrida”, criticou.

Para que um PL seja votado, o deputado autor precisa estar presencialmente no plenário. Caso isso não ocorra, outro parlamentar precisa subscrever (assinar) para que ele não seja retirado da pauta. Wilker Barreto (Cidadania) também falou sobre as ausências de alguns parlamentares, mas garantiu que a subscrição faz parte do regimento interno da Aleam.

”Eu entendo o mérito do colega Sinésio, mas a subscrição é regimental. Se o autor não justificar a ausência, que vossa Excelência [deputado Roberto Cidade] proceda aos descontos de quem faltou”.

Após a saída breve, Sinésio retornou à tribuna e classificou a situação como “imoral”, afirmando que irá propor que sejam votados em plenário apenas projetos de parlamentares que estiverem presentes.

”Eu fiz uma ponderação porque o autor da matéria não está aqui. Só tem um dia de votação aqui na Casa, que é quarta-feira. Isso pode ter amparo regimental, mas é imoral. Quando era sessão híbrida isso até se justificava. Estou sugerindo à Mesa que não tem que, sequer, entrar em pauta o projeto de um deputado que não estiver em plenário”, rebateu o parlamentar.

‘Ausentes’ chegam atrasados. Ricardo Nicolau se esquiva

Após a discussão, vários deputados, que até o momento não tinham registrado presença entraram no plenário como Dr. Gomes (PSC), Joana D’Arc (UB), Fausto Junior (UB), Saullo Vianna (UB) e Ricardo Nicolau (Solidariedade), que evitou comentar a menção de seu nome pelo petista.

”Eu defendo sempre que a ordem do dia [votação] é a parte mais importante do parlamento”, limitou-se a dizer.

Apesar de afirmar que a votação é parte mais importante da Aleam, das 11 sessões presenciais realizadas em maio, Ricardo Nicolau registrou apenas três presenças, sendo o parlamentar mais ausente do mês de maio com 27% de presença, conforme informações sobre a frequência parlamentar do site da Aleam.

Veja aqui a lista completa da frequência parlamentar

Questionado mais uma vez sobre suas ausências no plenário da Casa, Nicolau não comentou o assunto, reforçando apenas que participa das votações dentro das comissões.

Texto: João Luiz Onety

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

Comissão realiza oitivas sobre falta de segurança em terra indígena

Comissão vai pedir providências sobre os assassinatos de Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, além de apurar a omissão do poder público na segurança dos indígenas.

30 de junho de 2022

Wilson entrega mais de R$ 10 milhões em materiais para Operação Enchente 2022

A entrega de 19 lanchas rápidas e 300 purificadores, que juntos somam o investimento de R$ 10,8 milhões dão continuidade nas ações de enfrentamento da enchente 2022.

30 de junho de 2022

‘Wilson Lima tem habilidade e é um dos favoritos da eleição’ , diz Hissa

Pré-candidato pelo Avante, Hissa Abraão afirmar que vai lutar pela Reforma Tributária e pela revisão dos impostos para que a classe média pague menos que os mais ricos.

30 de junho de 2022

‘Mesmo sob ditadura camuflada, golpe não virá’, avalia um dos criadores do PT

Foragido político por 15 anos, Carlos Augusto, para muitos Raimundo Cardoso viveu escondido em Manaus; integrou o PCdoB na década de 70 e está no PT há 43 anos.

30 de junho de 2022

Governo suspende publicações em redes sociais até o fim da eleição

Medida atende vedação prevista na legislação eleitoral que visa dar igualdade de disputa na corrida eleitoral minimizando o peso da máquina pública na eleição.

30 de junho de 2022

Federação PT, PV e PCdoB confirma pré-candidatos em 1º de agosto

O presidente estadual do PCdoB no Amazonas já definiu os nomes que vão ocupar as oito vagas da sigla na federação, sendo seis para Aleam e dois para a Câmara Federal.

30 de junho de 2022

Valdemir Santana ‘sonha’ com Lula no palanque de Ricardo Nicolau

Como motivos, o presidente municipal do PT destacou o apoio do Solidariedade, de Nicolau, em defesa da ZFM e a atuação da família do deputado no combate à Covid-19.

30 de junho de 2022

Maioria dos pré-candidatos ignora Dia do Orgulho LGBTQIA+ na Internet

Quase todos são pré-candidatos de partidos da esquerda, que devem disputar as eleições deste ano no Amazonas, lembraram da data e fizeram menções nas redes sociais.

30 de junho de 2022