O deputado estadual é pré-candidato ao Governo do Amazonas pelo Solidariedade (SD) – partido pelo qual está filiado desde março deste ano quando deixou o PSD.
Ricardo Nicolau se filiou ao Solidariedade no mês passado (Foto: Divulgação)
O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força Sindical, afirmou que seu partido estará ao lado do PT na disputa eleitoral de outubro. Com isso, Lula será o candidato à presidência da República que estampará as campanhas do pré-candidato do Solidariedade ao Governo do Amazonas, Ricardo Nicolau.
Mesmo evitando falar sobre o assunto nesta quarta-feira (20), ao ser procurado pelo RealTime1, é possível identificar que esta não será a primeira vez que Ricardo Nicolau caminhará ao lado do PT. Em 2014, quando Dilma Rousseff foi reeleita presidente do Brasil, Ricardo Nicolau garantia seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Naquela eleição, Ricardo estava filiado ao PSD, de Omar Aziz, que havia declarado apoio ao PT.
Nas últimas Eleições Gerais, em 2018, quando Ricardo ainda no PSD garantiu mais uma vitória na Aleam, sua legenda apoiou Geraldo Alckmin, do PSDB, como candidato à Presidência da República. Naquele ano, o PT disputava a eleição e tinha Fernando Haddad como candidato, que chegou ao segundo turno e perdeu para Bolsonaro. Neste caso, o PSD de Nicolau preferiu manter-se isento e não manifestar apoio a nenhum dos candidatos.
Procurado pelo Real Time1 para comentar a respeito da decisão nacional do SD em apoiar Lula este ano e se o deputado estadual e pré-candidato ao Governo do Amazonas consideraria o apoio positivo para sua campanha, Ricardo Nicolau não atendeu as ligações e nem respondeu as mensagens enviadas para o seu telefone.
Nas redes sociais, os perfis de Ricardo Nicolau no Instagram, Twitter e Facebook não exibiram nenhuma mídia sobre a decisão do SD de apoiar Lula na corrida pela presidência da República.
Em nota enviada ao Real Time1, no início da noite de ontem, Ricardo Nicolau informou, por meio da assessoria, que a direção local do partido ainda não deliberou internamente sobre o apoio a nomes para a presidência da República.
“Ricardo Nicolau ressalta que, independentemente de lados e cores partidárias, buscará fazer alianças com quem compartilhe dos mesmos ideais de defender a Zona Franca de Manaus e de fazer uma gestão eficiente para tirar o Amazonas do fundo do poço”, conclui a nota assinada pela assessoria do deputado.
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: