fbpx

domingo, 14 de agosto de 2022

Serafim alerta: 56 municípios pecam em transparência no repasse do Fundeb

Para Serafim a maioria das cidades do interior do Amazonas estão faltando com a verdade no que diz respeito da divulgação do pagamento do Fundeb para os servidores.

23 de dezembro de 2021

Compartilhe

Serafim divulgou em seu blog tabelas que mostram os valores repassados aos municípios (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira (23), o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) alertou que apenas seis municípios do Amazonas divulgaram pagamento de abono a professores por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). São eles: Manaus, Iranduba, Autazes, Coari, Maués e Anamã.

Serafim comentou que o salto nos repasses do Fundeb em 2021 já era algo esperado por conta da proibição de reajustes salariais para o funcionalismo público. Assim, segundo o deputado, as sobras para o pagamento do abono aos profissionais da educação no final do ano seria substancial.

”O Governo do Estado e as prefeituras de Manaus, Iranduba, Autazes, Coari, Maués e Anamã pagaram significativos valores aos seus professores. No entanto, os demais 56 municípios comeram abiu verde e dizem que não têm sobras. Como assim? Vendo os dados dos repasses vemos que os valores que os municípios receberam são significativos”, criticou Serafim.

O parlamentar reforça que o Fundeb é um direito dos servidores da educação e deve ser respeitado por todos os prefeitos, sendo dada transparência ao uso desse recurso e o rateio de sobras ao final do ano, em forma de abono.

Em meio ao silêncio de gestores, Serafim sugeriu que os beneficiários busquem o promotor de Justiça de seus respectivos municípios para denunciar o não pagamento do abono.

”Eu divulgo os valores até novembro e sugiro aos professores que procurem o promotor de Justiça da cidade para que ele adote as providências. Registro que essa é a autoridade indicada pelo Ministério da Educação”.

Serafim divulgou tabelas que mostram as arrecadações do Fundeb por parte dos municípios. Veja abaixo:

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Política

TRE-AM dá nome a cartório eleitoral de indigenista assassinado em Atalaia do Norte

O pleno do TRE-AM reconheceu, por unanimidade, colaboração do indigenista Bruno Pereira, assassinado em junho no Vale do Javari, par a instalação de novas seções eleitorais.

13 de agosto de 2022

Michelle assume protagonismo na marcha para Jesus com evangélicos

Durante a marcha, presidente falou em 'luta contra o comunismo' e convocou população para ato em Copacabana no Sete de Setembro.

13 de agosto de 2022

Wilson adere ao TikTok para ampliar comunicação com eleitores

Wilson Lima anuncia adesão ao TikTok convocando seguidores e fazendo dancinha, para buscar o eleitorado mais jovem, maioria dos perfis do aplicativo.

13 de agosto de 2022

Com medo de rejeição, aliados escondem Bolsonaro nas redes sociais

Aliados oficiais do PL não mencionaram o mandatário nenhuma vez no atual semestre. Dos 27 palanques que Bolsonaro já garantiu, 10 não fazem menção a ele nas redes sociais.

13 de agosto de 2022

Floração dos ipês cria disputa entre os aliados Arthur e Amazonino na web

A floração dos ipês deu destaque às plantas nas redes sociais e os ex-prefeitos - e aliados de momento - aproveitaram para tentar associar seus nomes à autoria do projeto.

13 de agosto de 2022

Chico Preto pede registro de candidatura avulsa ao Senado

Ex-vereador deverá enfrentar dificuldade para obter registro por fora da coligação de apoio ao governador Wilson Lima, que escolheu coronel Menezes como candidato ao Senado.

13 de agosto de 2022

Prazo para pedir voto em trânsito termina na próxima quinta

Requerimento para votar em trânsito precisa ser feito presencialmente, em qualquer cartório eleitoral, sem necessidade de agendamento para o primeiro, o segundo ou ambos.

13 de agosto de 2022

Carol Braz quer destinar 30% dos cargos do Governo aos jovens

Carol Braz apresentou propostas para o incentivo dos jovens ao primeiro emprego e oferta de cargos comissionados para este público, caso seja eleita governadora.

12 de agosto de 2022