Especialistas e políticos ouvidos pelo RealTime1 apontam que o pagamento do maior abono do Fundeb da história tem potencial para colocar Wilson Lima na frente das pesquisas.
Governador abriu o cofre, pagou o maior Fundeb aos profissionais da educação e beneficiou carreiras da segurança pública (Foto: Divulgação)
O pagamento do maior abono Fundeb da história a todos os profissionais da educação do Amazonas, no próximo dia 23, vai colocar o governador Wilson Lima (PSC) em posição estratégica para vencer a eleição de 2022 e conquistar mais quatro anos no comando do Estado.
Essa é a visão de especialistas em política ouvidos, nesta quinta-feira (16), pelo RealTime1.
Para o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Moacir Santos Oliveira, a lógica política por trás dessa ação, que atingirá aproximadamente 40 mil pessoas e injetará quase meio milhão de reais na economia, é muito simples e é receita antiga.
“São 40 mil famílias! Com ramificações chegamos aí próximo de 500 mil pessoas. Aí você coloca nessa conta os comerciantes que vão vender mais com esse dinheiro circulando na economia”, enumera o professor para dar a dimensão do alcance social da medida.
“Depois a receita é a mesma do Bolsa Família, do Lula; do Leite do Meu Filho, do Amazonino Mendes (ex-prefeito de Manaus); e do novo Auxílio Brasil, com o qual Bolsonaro (Jair, presidente da República) vai turbinar a campanha dele em 2022”, afirma, avaliando que programas e benefícios concedidos pelo governante de plantão sempre ajudam na hora de conquistar um mandato.
Para o cientista social Francinésio Araújo, o cumprimento de um dever do governante em tempos sombrios como os atuais tendem a elevar a avaliação do político, o que pode ser revertido em intenções de votos. Ele, contudo, adverte que até a eleição muitas coisas podem acontecer.
“Eleição é um processo, a boa avaliação de hoje pode desaparecer amanhã”, alerta o cientista.
Em 2017, quando esteve como governador ‘tampão’, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) anunciou aquele que, até então, era o maior abono do Fundeb pago aos professores: R$ 236 milhões.
O impacto positivo foi tanto para a categoria que, mesmo David concorrendo para prefeito, em 2019, muitos defendiam sua candidatura rememorando o pagamento do benefício.
No entanto, a secretária da Juventude Trabalhadora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Beatriz Calheiro de Abreu, destaca que a categoria entende que o pagamento do Fundeb é uma ação “de direito e não uma compra de votos”.
“É um direito dos trabalhadores. Se não fosse pago, o dinheiro voltaria para os cofres da União”, comentou.
Procurados pelo RealTime1, dois experientes políticos com mandatos parlamentares – que pediram para não serem identificados – tiveram visões semelhantes: em dois meses, as pesquisas de intenção de votos devem colocar Wilson Lima num patamar superior a 20%.
“Não é só o Fundeb. O pacote de bondades para a área da segurança pública atinge um contingente gigantesco de pessoas, funcionários públicos que têm famílias e votam com o coração”, disse um deputado estadual.
“Agora as coisas estão se acertando. O governador acertou o rumo depois de um início complicado. Até fevereiro ele colhe os frutos”, estima um vereador de Manaus.
Com o pagamento do abono para 32.966 profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), o Governo vai injetar R$ 482 milhões na economia em todo o estado.
Texto: Gerson Severo Dantas
Leia mais: