fbpx

quarta, 28 de julho de 2021

Senado deve votar quebra de patentes de vacinas contra Covid-19

O projeto libera a produção de imunizantes, remédios e insumos sem necessidade de observância dos direitos de propriedade industrial enquanto durar estado de emergência.

29 de abril de 2021

Compartilhe

Os titulares de patentes ficam obrigados a ceder ao poder público todas as informações necessárias para a produção de vacinas (Foto: Reprodução)

O Senado Federal deve votar nesta quinta-feira (29) o projeto de lei (PL) 12/2021 que permite a quebra de patentes de vacinas, testes de diagnóstico e medicamentos de eficácia comprovada contra a Covid-19, enquanto vigorar o estado de emergência de saúde.

No caso das patentes, o projeto libera a produção de imunizantes, remédios e insumos sem necessidade de observância dos direitos de propriedade industrial enquanto durar o estado de emergência de saúde. Os titulares de patentes ficam obrigados a ceder ao poder público todas as informações necessárias para a produção de vacinas e medicamentos para o enfrentamento à Covid-19.

Outro projeto da pauta (PL 939/2021) proíbe o reajuste anual de medicamentos enquanto perdurar o estado de emergência em saúde pública. A proibição será aplicada retroativamente a qualquer reajuste de feito em 2021, mas não geraria direito a restituições de pagamentos já realizados.

Com informações do Congresso em Foco

Leia mais:

Leia mais sobre Política

Judeus discutem ‘paz’ com deputada que recepcionou neta de nazista

Evento, organizado pelo rabino da sinagoga BetShalom de Manaus, acontece uma semana após a deputada Bia Kicis receber, na Câmara Federal, a deputada Beatrix von Storch.

28 de julho de 2021

Praça Nestor Nascimento vai ganhar placa e será reinaugurada, diz David Reis

Oscarino Varjão, o ventríloquo que deu vida ao personagem Peteleco, também será homenageado no local e ganhará um busto exposto no espaço localizado na Praça 14.

28 de julho de 2021

‘Isso é fake news’, diz Marcus Barros sobre candidatura ao Senado

Indicado por veículos de imprensa como provável candidato ao Senado pelo PT, Marcus Barros afirma que nunca recebeu convite e que não o aceitaria.

28 de julho de 2021

Recado antidemocrático de Braga Netto era para STF e não para Lira

Na semana passada, a manchete do Estadão mostrou um recado do ministro da Defesa, general Braga Netto, condicionando às eleições a aprovação do voto impresso.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, AM destaca investimentos e avanços no setor rural

O Idam, neste dia, ressaltou o compromisso de intensificar ainda mais a presença no campo para assistir os mais de 80 mil agricultores familiares do Amazonas.

28 de julho de 2021

David pede que CMM revogue lei que ‘apaga’ memória de Nestor

Secretaria de Comunicação do município confirmou que o prefeito vai encaminhar um projeto pedindo para revogar a lei que trocou o nome de praça que homenageia líder negro.

28 de julho de 2021

Polêmico ‘PL da Grilagem’ é desafio pós-recesso para Bosco Saraiva

O projeto de Lei nº 2633 tramita desde 2019 na Câmara dos Deputados, mas enfrenta crítica dentro e fora do mundo político por facilitar a grilagem de terras.

28 de julho de 2021

No Dia do Agricultor, Governo Federal usa imagem de caçador para homenagem

A imagem escolhida para publicação do Dia do Agricultor nas redes sociais da @SecomVC, do Governo Federal, recebeu um enxurrada de críticas e foi considerada um 'absurdo'.

28 de julho de 2021